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Inbound Marketing: a estratégia de automação para vender mais

Atualizado: 28 de nov. de 2023

Com estratégias efetivas de Marketing de Atração sua empresa pode conquistar um crescimento previsível e escalável.

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Atrair, conquistar, converter e reter clientes é um desafio. O processo de atração de clientes começa antes da venda propriamente dita, quando uma marca cria um relacionamento com o público-alvo de diversas formas, através dos seus canais de comunicação.


Agora imagine o seguinte cenário: você tem muito interesse em conteúdos sobre SEO. Navegando pelas redes sociais é impactado por um post que fala sobre o tema e o convida a baixar um ebook com informações ricas. Para chegar até esse ebook é necessário acessar uma página de captura, na qual vai preencher alguns dados básicos e recebe, por e-mail, seu ebook para download. Futuramente também vai receber outros conteúdos relevantes sobre esse mesmo tema, mantendo-se informado sobre o assunto até perceber que chegou a hora de se aprofundar e se matricular em um curso de SEO.


Sim, você acabou de passar por uma régua de Inbound Marketing ou Automação de Marketing, que fazem parte de uma estratégia de marketing de atração.

“Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.”

Mas afinal, quais as diferenças do marketing tradicional e do Inbound Marketing?

A principal diferença entre o marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing para o Inbound Marketing é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente. Mas vale ficar de olho em outros pontos que tornam os dois diferentes nas suas estratégias. Confira só:



Outbound Marketing
Inbound Marketing

Utiliza técnicas para “ir atrás” do cliente nos canais tradicionais ou digitais.

O cliente chega até a empresa através de técnicas de conteúdo digitais, como e-mail, blog, redes sociais, etc.

Normalmente utiliza anúncios em veículos tradicionais como TV e rádio, porém também utiliza redes sociais, rede de pesquisa no Google, entre outros.

Utiliza especifícamente técnicas do universo de marketing digital, focando em anúncios, posts de blog, páginas de conversão, e-mails e etc.

O ciclo de vendas pode ser mais rápido quando o cliente tem acesso imediato ao produto/serviço oferecido.

Seu resultado é considerado de médio/longo prazo, pois é necessário criar conteúdos ricos e nutrir os leads para gerar a venda.

Pode ser utilizado de forma massificada.

Tem maior poder de convencimento, pois somente aqueles com perfil do negócio receberão determinadas comunicações.


Então, como podemos ver, nutrir o seu público-alvo com informação relevante é uma forma de mantê-lo interessado e entender qual o melhor momento para realizar uma venda.


É por isso que o Marketing de Atração pode ser considerado uma estratégia focada no estudo do comportamento do consumidor dentro do digital. É a ferramenta que torna a gestão do relacionamento mais assertiva, oportunizando a conquista de mais clientes.



Marketing de Atração: relacionamento com o cliente na estratégia de negócio.


Se a sua empresa quer desenvolver uma estratégia de relacionamento que vai além de anúncios ou de conteúdos simples postados nas redes sociais, o Inbound Marketing é a estratégia certa, pois ele vai:


✅Aumentar a visibilidade da sua marca em diferentes canais de divulgação;

✅Otimizar o custo de aquisição de clientes, investindo no canal certo e na hora certa;

✅Atrair o seu público-alvo com potencial de identificar os perfis com maior interesse no seu produto ou serviço;

✅Gerar conteúdos técnicos, aprofundados e que tenham real relevância para o seu público, esclarecendo dúvidas ou resolvendo problemas;

✅Otimizar o seu processo de venda, ampliando as chances de concretizar uma compra.


Basicamente, as principais etapas de uma estratégia de Inbound Marketing são essas:

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Cada etapa utiliza estratégias diferentes. Veja algumas ideias e sugestões:


ATRAIR


Blog: O blog é uma das ferramentas onde criamos conteúdos ricos e atraimos o seu público-alvo. A gente já falou bastante sobre blog aqui na Bluma, então confira alguns conteúdos sobre esse tema e entenda como desenvolver uma estratégia para o seu blog.


LEITURAS RECOMENDADAS


SEO (Search Engine Optimization): Além de aparecer nas buscas de forma paga, também é imporante investir para melhorar o seu posicionamento gratuito no Google. Asplataformas utilizam vários critérios, para definir se uma página vai ou não estar nos primeiros resultados de pesquisa. A estratégia de SEO leva em consideração esses critérios e trabalha na otimização das páginas para que elas apareçam melhor posicionadas nos resultados orgânicos.


Tráfego Pago: ter anúncios que levem para o seu site ou página de captura é importante em uma estratégia de Inbound Marketing. O ideal é sempre mesclar as estratégias e somá-las, mas se não tiver verba suficiente, é importante avaliar qual a melhor forma de anunciar dentro da sua estratégia de negócio.


Redes Sociais: todo mundo está navegando em alguma rede social. Há plataformas para todos os perfis e você pode aproveitar isso na sua estratégia. Mas para ser relevante nesses canais digitais, é importante criar conteúdos de qualidade e despertar o interesse levando os usuários ao seu site ou landing page. Nas redes você também consegue avaliar o interesse e o engajamento a partir das interações, tornando a sua estratégia de inbound Marketing mais efetiva.


CONVERTER


Promoções: criar promoções é uma forma de engajar o seu lead. Essa oferta pode ser desde oferecer algo gratuito para download, como um curso, a participação em um evento, uma degustação, até ofertas como cupons de desconto, promoções tipo pague um leve dois, etc.


Landing Pages (LPs): as LPs são as chamadas páginas de captura, pois é nelas que conquistamos o seu lead. Desenvolva um conteúdo e design bem direcionado para que usuário tome determinada ação. Por exemplo, se o foco é baixar um ebook apresente o material de forma a convencer quem acessa a deixar os seus dados para ter acesso ao material.


Chamadas para Ação (Call-to-actions ou CTAs): Há várias formas de incentivar uma pessoa a tomar determinada ação. Além de CTAs ao longo de um texto lembre-se que botões com links também são chamadas para ação.


Formulários: As Landing Pages, essencialmente, possuem um formulário e o objetivo é que as pessoas preencham com dados relevantes. Esses dados serão uma forma de criar conteúdos e entender quando estão próximos de realizar a compra.


Experiência do Usuário: Outra forma importante de converter o seu público-alvo é estudar a sua experiência dentro dos seus canais digitais. Como estruturar o seu conteúdo de forma atrativa e clara para que o lead faça a compra? Será que você está provocando esse interesse? Seus botões estão bem visíveis e chamativos? Há várias técnicas que garantem a melhor experiência possível, como as técnicas de copywriting (texto feito com uma argumentação de venda), teste A/B, entre outros.


RELACIONAR


Automação de marketing: Automatizar seus processos de marketing vai agilizar muito a forma de se relacionar com seu lead. Utilizando uma ferramenta como a da Resultados Digitais, o RD Station, você terá uma completa estratégia de comunicação com o seu lead, levando ele pela sua jornada de compra. Isso vai agilizar muito o seu processo e certamente contribuir para impulsionar suas vendas.


🚨Atenção: a plataforma é apenas uma parte da automação! Além dela é preciso estratégia, configurações técnicas e avaliação de resultados para alcançar os resultados esperados.


E-mail Marketing: Muito mais que uma estratégia de disparo de e-mails, o inbound marketing usa formas eficientes de se relacionar com o cliente. Os e-mails auxiliam na hora de gerar o interesse do seu lead ou educá-lo de alguma maneira. É uma forma de segmentar os interesses e se comunicar de maneira mais efetiva.


Nutrição de Leads: Nutrir um lead é construir um relacionamento com a pessoa de várias formas. O foco aqui encontrar maneiras de educar o seu lead sobre um determinado assunto preparando o prespect para a compra. Um trabalho, bem feito, de nutrição dos leads vai orientar essas pessoas sobre o potencial de adquirir a sua oferta.


VENDER


Pontuação de Leads: Na estratégia de Inbound Marketing é possível criar um lead score na qual você estebelece uma pontuação a partir do comportamento do lead, observando quando ele vai estar pronto para realizar a compra. Identificar quem tem as melhores pontuações vai tornar a estratégia de vendas mais efetiva.


CRM (Customer Relationship Management): O CRM é uma ferramenta importante no processo de vendas, pois o software permite organizar, metrificar e guardar histórico de todas as negociações feitas no processo de vendas, gerando relatórios importantes. De que adianta ter bons vendedores se o processo de controle não é bem documentado?


ANALISAR


Relatórios: Tudo o que já falamos por aqui precisa ser medido, avaliado e melhorado. Isso só é possível com métricas bem definidas e relatórios completos.

Pensando na questão dos relatórios, nós também vamos falar sobre algumas métricas importantes.


Métricas: avalie seus resultados nas estratégias de Inbound Marketing.


As métricas precisam estar intimamente ligadas à sua estratégia e objetivos. Imagine ter um monte de dados e não saber se você realmente precisa deles?


Então, antes de tudo, encontre as métricas que fazem sentido para o seu negócio. Alguns exemplos de métricas das mais utilizadas são:


Abertura de e-mails

Acessos ao site

De onde vêm os acessos (e-mails, site, redes sociais)

Adições ao carrinho de compra no ecommerce

Agendamentos de reuniões

Alcance e engajamento nas redes sociais

Cliques em anúncios, posts, e-mails, etc.

Compras a partir de anúncio ou e-mail marketing, entre outros

Custo por clique (CPC)

Cadastros ou Descadastros

Engajamento a partir de anúncios ou publicações

Impressões e Visualizações de uma página

Ligações, mensagens de Whatsapp ou contatos por inbox

Recorrência de compras

Novos Seguidores ou Visitantes

Páginas mais acessadas no site ou ecommerce

Preenchimento de formulário de uma Landing Page

Compartilhamentos ou Salvamentos de posts

Tempo de permanência em uma página


Por que escolher um serviço de Inbound Marketing?


Depois de tudo que falamos por aqui, vale reforçar alguns dos principais benefícios de uma estratégia de Marketing de Atração:

  • Estratégia completa: no Inbound a sua marca vai poder usar redes sociais, Google Ads, E-mail Marketing, páginas de captura, materiais ricos, conteúdo e muitas outras formas de trazer o lead até você para transformá-lo em cliente.

  • Resultados mensuráveis: O Inbound Marketing facilita o retorno do investimento e permite avaliar como as suas estratégias estão sendo percebidas pelo cliente, com métricas diretas e precisas.

  • Possibilidade de aumento da receita: o Inbound Marketing é uma forma de criar uma estratégia de vendas completa e efetiva para o seu negócio. Mais do que uma ferramenta, o Inbound é uma estratégia que conquista clientes.


E então, o que está esperando para começar a sua estratégia de Automação de Marketing?


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Aqui na Bluma somos RD Partner. Por isso, se você deseja uma apresentação completa, é só chamar a gente para um bate-papo.



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Um abraço e até a próxima \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br








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