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  • Vanessa Siviero

O que vale mais a pena: Criar um podcast, um blog ou uma página em Rede Social?

Atualizado: há 2 dias



Aqui na Bluma a gente anda pensando bastante em blog.


Desde como criar uma uma estratégia de conteúdo eficiente, passando pelas dicas sobre como ganhar dinheiro com um blog e também em como fazer com que ele apareça nos resultados de busca.

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Mas, nós sabemos que o blog é mais um canal dentre tantos disponíveis e se você ainda não está convencido sobre ser a estratégia adequada para sua marca, ou se não sabe bem em qual ferramenta investir seus esforços, calma! Nós vamos tentar trazer uma luz hoje.


Blog? Podcast? Redes Sociais? Qual a melhor estratégia para o meu negócio?


Primeiramente vamos nos aprofundar em cada uma dessas estratégias e seus resultados ok?


BLOG

O blog é a oportunidade perfeita para a sua empresa aprofundar temas e conteúdos que uma rede social nem sempre permite, em função do espaço limitado e da linguagem mais direta e objetiva. Também é a oportunidade perfeita para atingir o público que está no meio do funil, demonstrando autoridade e conquistando a audiência. Além destas opções você ainda pode oferecer whitepapers, e-books e conteúdos exclusivos para o seu cliente do fundo de funil.


Mas para chegar nessa audiência não basta apenas um título sensacionalista e chamativo. Christopher Gillespie, co-fundador da Fenwick, afirma no The Mastery Project que


é importante se perguntar qual é a comunicação que está alinhada à sua marca e que fará com que as pessoas queiram clicar nesse conteúdo. A sua marca precisa estar clara!

Sabendo definir seu público-alvo e criando conteúdo para essa audiência, o resultado será positivo. Defina quem você é e siga esse caminho.


Mas e quais aspectos positivos e os aspectos a serem avaliados ao investir em um blog para a sua marca?


Pontos positivos:

✅Maiores chances de reforçar a sua marca;

✅Oferecer conteúdo original e exclusivo aos seus clientes;

✅Desenvolver um layout e identidade próprios, com a cara do seu negócio;

✅Compartilhar seus conteúdos originais em outras redes como Linkedin, Instagram, etc.

✅Devido à sua complexidade, tem menor concorrência do que as redes sociais e podcasts;

✅ Vincular seus conteúdos a estratégias como e-mail marketing, SEO, Google Ads, etc, para chegar a um público maior.


Pontos de atenção:

❌Demanda maior de tempo e dedicação para criação do conteúdo;

❌Pede consistência nos dados e materiais apresentados;

❌É importante atualizar conteúdos mais antigos esporadicamente para manter o blog com visibilidade nas ferramentas de busca;

❌Para quem quer realmente investir no blog, o custo para criação de um blog, design, SEO, etc. pode ser maior do que o de uma rede social, por exemplo.


REDE SOCIAL

Ao contrário de um blog, na rede social você está "à mercê" de uma ferramenta que não foi desenvolvida exclusivamente para o seu negócio. Seja no Linkedin, no Instagram ou no Pinterest, você pode criar uma estratégia super bacana e, de repente, a rede social implanta uma mudança que vai mexer com todos os seus planos.


É o caso do Instagram, por exemplo, que passou a focar a sua estratégia em vídeos, deixando de ser apenas um app para fotos, batendo de frente com a febre do Tik Tok.


Por outro lado, na rede social é possível segmentar o seu público-alvo através da ferramenta de anúncios. Fica mais fácil direcionar o seu conteúdo para as pessoas que precisam ser impactadas.


Então vamos reforçar os pontos positivos e de atenção nas redes sociais?


Pontos positivos:

✅É uma ferramenta versátil, que permite atingir as pessoas principalmente no topo de funil;

✅Demanda menos investimento de tempo, se considerarmos que um conteúdo de rede social é mais curto e objetivo;

✅Além da criação de conteúdo, você pode ter acesso a outras ferramentas das redes, como as lojas online e chat de mensagens privadas para se comunicar com a sua audiência;


Pontos de Atenção:

❌Você depende da política de uma ferramenta que não é sua, e pode inclusive excluir seus posts ou a sua conta caso entenda que você descumpriu alguma norma da comunidade;

❌Maior concorrência e necessidade de investimento constante em anúncios;

❌Atenção redobrada com os haters: eles estão por aí e fazem de tudo para criar confusão. Não se engaje em discussões com esse perfil de audiência. Tente resolver da melhor maneira possível.


PODCAST

Para finalizar, vamos falar dele que ganhou um baita espaço nos últimos anos: o podcast. Tiffany Schreane, com anos de experiência trabalhando com clientes de marketing da Fortune 500, afirma que os podcasts são uma ótima estratégia para reciclar o seu conteúdo através de um outro formato.


A gente inclusive já fez um artigo aqui no blog da Bluma falando justamente como utilizar os podcasts na sua estratégia de marketing.


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Com podcast é possível trabalhar com os mais variados assuntos. Eu, particularmente, adoro podcasts de true crime, mas também escuto programas de comédia, de negócios e de marketing, é claro. De vez em quando até me arrisco num horóscopo (não contem para a Rosana, nossa designer, sobre isso, já que ela não acredita em horóscopo). 😉


Segundo Zach Brooke, uma pesquisa da Nielsen’s Q3 sobre podcast revelou que nos Estados Unidos em 50% dos lares há fans desse formato de transmissão de conteúdo. A Edison Research mostrou, em uma pesquisa de 2017, que o consumo de podcasts tem crescido de 21% a 24% anualmente e que a audiência é predominantemente de adultos entre 18 e 54 anos, predominantemente do sexo masculino (56%). Como podemos ver, é um público bem abrangente, não é mesmo?

Mas o podcast faz as pessoas consumirem? Com certeza.


Segundo a rede de publicidade de podcast Midroll, 61% dos ouvintes relatam comprar algo que ouviram em um anúncio de podcast.

Agora vamos aos pontos positivos e de atenção?


Pontos positivos:

✅Custo relativamente baixo para implantação;

✅Grande potencial de crescimento;

✅Permite que você "recicle" conteúdos do seu blog ou redes sociais em formato de áudio;

✅É versátil se pensarmos que a sua audiência vai poder consumir o conteúdo no carro, na academia, enquanto vai para o trabalho, etc;

✅Assim como o blog, o podcast permite que você se aprofunde nos seus conteúdos e permaneça mais tempo conectado à sua audiência.


Pontos de atenção:

❌Cuidado com a qualidade. Apesar o custo ser baixo, um bom áudio é essencial para entregar qualidade para a audiência;

❌Pessoas que se inscrevem no seu podcast têm maiores chances de consumi-lo regularmente. Invista nos subscribers;

❌Pesquise qual a plataforma onde o seu podcast vai ser disponibilizado antes de criar a sua estratégia;

❌Invista em bons conteúdos, crie roteiros, chame convidados para enriquecer o seu conteúdo.


E agora, qual ferramenta eu devo escolher?


Bom, como você pôde ler aqui em cima☝️, cada estratégia tem seus benefícios e uma série de cuidados que você precisa avaliar antes de implantá-la.


Se formos falar em facilidade para engajar a sua audiência, as redes sociais certamente são unanimidade. A maioria das marcas usa pelo menos um desses canais para se comunicar com o seu público.


Mas você precisa oferecer algo a mais para "fisgar" esse cliente que já consome as suas redes e está pronto para o próximo passo...

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E é aí que o blog e o podcast entram!


Como a gente já falou várias vezes, uma boa estratégia de marketing é uma união de esforços e de diversas plataformas. Às vezes um conteúdo que dá super certo num blog, pode não dar numa rede social, e vice-versa.


Quanto mais você combinar essas plataformas e criar estratégias complementares, melhor vai ser para o seu negócio.


⭐A nossa dica de ouro é: identifique como a sua persona gosta de consumir conteúdos, avalie se você tem fôlego para criar uma estratégia mais robusta de conteúdo e daí é partir para a ação!


Unindo esforços nas redes, no blog e no podcast, maior a chance de sucesso!


E se você tem mais dicas sobre esse tema, escreve para a gente, vamos adorar trocar ideias! 😊


Val Siviero - Conteúdo

@blumahub | @valsivi


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Fontes:

GILLESPIE, Christopher. Sender Beats Subject Line: The Power of Blog Branding. GILLESPIE, Christopher. The Hardest Way to Write B2B Headlines is Also the Best

SCHREANE, Tiffany. How to Optimize Your Digital Brand Narrative.

BROOKE, Zach. Podcasts Offer Cheap Advertising to a Growing Affluent Audience.

EDISON Research. The Podcast Consumer 2017.



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