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Conquistar para fidelizar: a confiança do consumidor como diferencial de marca

Foto do escritor: Bluma Hub | Regi SantosBluma Hub | Regi Santos

Você já observou como as pessoas se comportam em aplicativos de relacionamentos? De modo geral, quem está no aplicativo conversa com várias pessoas ao mesmo tempo, algumas conversas vão fluindo, enquanto outras não... E os encontros são marcados com quem teve mais disposição de ter algum assunto conosco.


Se pensarmos bem, o comportamento do consumidor é muito similar: desenvolvemos um relacionamento real com aquelas marcas que nos escutaram com mais atenção e que se importam com o que temos para dizer!


Sabendo disso, entenda que o comportamento dos consumidores muda o tempo todo, mas tem uma coisa que não muda desde que o mundo é mundo: confiar no outro. Eu acredito que a confiança é o pilar principal para que qualquer marca cresça (e venda) de verdade.


Conquistar o consumidor precisa estar no foco de suas estratégias de marketing.

Cliente conquistada decidindo qual produto comprar
Conquiste o coração do seu consumidor e ele sempre voltará | Foto: Pexels

Então, se ter a confiança do público é fator essencial para o sucesso das empresas, como conquistar essa confiança?


Esse caminho tem várias paradas. Passa pelas experiências personalizadas, a transparência e, é claro, um atendimento impecável. Em terra onde o cliente tem sempre razão, um atendimento de alto nível é rei. Isso porque as pessoas querem se sentir vistas, ter a percepção de que estão sendo escutadas e que suas necessidades importam (exatamente como em um aplicativo de relacionamento).


E o que tudo isso significa, na prática? Informações claras, suporte ágil e, principalmente, respeito pelo tempo do cliente - tempo é dinheiro para todos, não só para sua empresa.

No marketing digital, quando usamos dados para entender hábitos e antecipar demandas, mostramos que nos importamos de verdade. De verdade, mesmo. Porque o cliente se sente ouvido sem precisar ter falado muito. Observar o comportamento é ouro aqui, pois nos traz os insights certos para os próximos passos.


Ainda sobre o marketing digital, outro ponto que considero essencial é a presença digital agradável. Todo mundo ama estar perto daquela pessoa maravilhosa e educada! No digital, se você tiver um site que facilita a navegação, sem obstáculos desnecessários, vai entregar uma sensação parecida. O mesmo vale para anúncios atrativos e conteúdos bem pensados, porque eles agregam valor ao invés de interromper a jornada da pessoa do outro lado da tela - chamam também de “jornada do consumidor”.


Construir credibilidade não é só um detalhe, não. É uma necessidade.

Quando uma empresa transmite segurança, o cliente volta, fica para tomar um cafezinho e ainda traz junto outros amigos. E a mágica da multiplicação de suas métricas acontece. No meio de tanta concorrência, isso pode ser o seu grande diferencial.


Acredito mesmo que o segredo está em criar experiências que passem segurança, estejam dentro das expectativas do público a quem você se dirige e geram conexões reais com essas pessoas. Afinal, um consumidor que confia é um consumidor que retorna.


Por hoje é só, pessoal!

Um abraço e até breve ;)

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