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  • Vanessa Siviero

Como fazer curadoria adequada para conteúdos do seu blog?



Quando eu vejo o trabalho de influenciadores digitais que façam sucesso nas redes, eu me lembro de muitas dessas personalidades da internet que começaram na rede com a criação de conteúdos para blogs.


Blogs com dicas de beleza, reviews de séries e culinária sempre foram os meus favoritos. Eu mesma uma vez tentei criar um blog de histórias da turma da faculdade, mas confesso que foi um desastre.


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De lá pra cá, muita coisa mudou. E hoje os blogs competem pela atenção das redes sociais como o You Tube, Instagram, Tik Tok e por aí vai... Então será que ainda vale a pena investir em curadoria de conteúdo para o seu blog?


Primeiro de tudo, vale a pena sim. A nossa super parceira Petit fez um post super bacana falando só sobre isso. Vale dar uma lida aqui. Inclusive, ela cita a pesquisa anual da Orbit Media sobre blogs, que traz vários insights, provando que quem investe mais tempo no seu blog, gera melhores resultados!


Como fazer a curadoria de conteúdo de um blog?


Segundo a Growth Badger, há cerca de 600 milhões de blogs atualmente e 2,5 bilhões de blog posts são publicados por ano no mundo todo. Ou seja, não mais de 6 milhões de posts por dia e 4.800 posts por minuto.


Como se destacar em meio a tanta informação e identificar qual o melhor conteúdo para o meu público-alvo? Calma, já vamos falar sobre isso!


Uma curadoria de conteúdo deve seguir os seguintes passos:


1. PESQUISE: Sim, você precisa "baixar a cabeça" e pesquisar muito. Acompanhe notícias relevantes sobre o tema com o qual você quer trabalhar, busque termos no Google Trends, coloque alertas no Google para matérias relacionadas, leia outros blogs sobre assuntos relacionados. Enfim, é preciso se manter atualizado e consumir informação adequada.


2. CONTEXTUALIZE: A partir desse momento de pesquisas e informações, você precisa mapear o que realmente faz sentido para o seu público-alvo. Se você quer criar um blog sobre Direito, obviamente você não vai publicar artigos sobre viagens. Entenda quem é o seu público e publique aquilo que realmente tem relevância para ele.


3. DIVULGUE/COMPARTILHE: De que adianta ter conteúdos super bacanas no seu blog se você não divulga esse conteúdo para ninguém? Esse post precisa estar linkado com as suas redes sociais e você pode criar estratégias para ranqueá-lo no Google (inclusive a Regi fez um post super completo de dicas sobre isso aqui. Vale a leitura). Selecione quais canais você vai utilizar e bora divulgar esse post aí!


Quais ferramentas posso utilizar na curadoria de conteúdo para o meu blog?


Bom, agora que a gente já falou sobre o processo de criar conteúdo, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem te ajudar bastante nessa jornada. Confere só:


Trends das redes sociais: Sim, as Redes Sociais são uma ótima ferramenta para buscar os assuntos mais procurados. No Instagram você pode pesquisar pelas etiquetas, ou seja, as Hashtags # e descobrir sobre o que as pessoas estão falando. Já no Twitter os famosos Trending Topics mostram o que está literalmente "na boca do povo".


Planejador de palavras-chave: você precisa entender quais os termos que o seu público-alvo utiliza para chegar até o conteúdo. Então você pode utilizar a ferramenta do Google (Keyword Planner) ou o Long Tail Pro, que permite inserir palavras-chave e ver o número médio de pessoas que pesquisam esse termo específico no Google.


👀 Apenas fique atento para o fato de que é necessário ter anúncios ativos no Google Ads para que o planejamdor de palavras-chave mostre resultados mais específicos sobre o volume de buscas


Defina o que é conteúdo relevante: o BuzzSumo é a ferramenta ideal para encontrar aqueles posts que foram muito compartilhados nas redes. Você pode pesquisar pela palavra-chave principal e encontrar as postagens mais recentes compartilhadas a partir dessa pesquisa. Show, não é mesmo?


Dica Bônus: As técnicas de otimização do seu conteúdo, ou seja, o SEO, é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado no Google. Há algumas ferramentas de blog que possuem plug-ins especialmente, para isso. No Wordpress, por exemplo, você pode instalar o Yost SEO.


Como eu posso tornar os meus conteúdos mais atraentes para a minha audiência?


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Já contamos um pouco sobre o processo de curadoria para o blog e demos dicas de como usar ferramentas para identificar aquilo que é mais relevante para a sua audiência.


Agora é hora de tornar o seu conteúdo mais atrativo e diversificado.


Usar rich media/mídia interativa nas suas publicações é uma alternativa. Vídeos, áudios e outros formatos de mídia certamente vão potencializar as chances do seu conteúdo ser consumido. E para que não é expert em design, há ferramentas com versões gratuitas, como o canva, que podem ajudar.😉


Outra forma de fazer com que as pessoas leiam aquilo que você está escrevendo é utilizar estratégias de automação, disparando e-mails interessantes e interativos para que o seu leitor tenha vontade de consumir esse conteúdo que você está publicando. Inclusive a gente já teve um mês inteiro dedicado a esse assunto, lembra? Tem artigos bem relevantes aqui e aqui. Bora ler sobre o assunto.🙃


E para fechar, a nossa última dica: instale o Google Analytics no seu blog. A ferramenta vai te ajudar a acompanhar o desempenho do seu conteúdo e entender qual o comportamento delas quando acessam o seu blog.


Ufa, acho que por hoje é só. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. E segue acompanhando a gente aqui no blog da Bluma que vamos ter mais informações para te ajudar nessa jornada de gerar tráfego para o seu blog.


Conta com a gente!


Até a próxima...


Val Siviero - Conteúdo

@blumahub | @valsivi






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