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Como fazer curadoria adequada para conteúdos do seu blog?

Atualizado: 28 de nov. de 2023



Quando eu vejo o trabalho de influenciadores digitais que façam sucesso nas redes, eu me lembro de muitas dessas personalidades da internet que começaram na rede com a criação de conteúdos para blogs.


Blogs com dicas de beleza, reviews de séries e culinária sempre foram os meus favoritos. Eu mesma uma vez tentei criar um blog de histórias da turma da faculdade, mas confesso que foi um desastre.


De lá pra cá, muita coisa mudou. E hoje os blogs competem pela atenção das redes sociais como o You Tube, Instagram, Tik Tok e por aí vai... Então será que ainda vale a pena investir em curadoria de conteúdo para o seu blog?


Primeiro de tudo, vale a pena sim. A nossa super parceira Petit fez um post super bacana falando só sobre isso. Vale dar uma lida aqui. Inclusive, ela cita a pesquisa anual da Orbit Media sobre blogs, que traz vários insights, provando que quem investe mais tempo no seu blog, gera melhores resultados!


Como fazer a curadoria de conteúdo de um blog?


Segundo a Growth Badger, há cerca de 600 milhões de blogs atualmente e 2,5 bilhões de blog posts são publicados por ano no mundo todo. Ou seja, não mais de 6 milhões de posts por dia e 4.800 posts por minuto.


Como se destacar em meio a tanta informação e identificar qual o melhor conteúdo para o meu público-alvo? Calma, já vamos falar sobre isso!


Uma curadoria de conteúdo deve seguir os seguintes passos:


1. PESQUISE: Sim, você precisa "baixar a cabeça" e pesquisar muito. Acompanhe notícias relevantes sobre o tema com o qual você quer trabalhar, busque termos no Google Trends, coloque alertas no Google para matérias relacionadas, leia outros blogs sobre assuntos relacionados. Enfim, é preciso se manter atualizado e consumir informação adequada.


2. CONTEXTUALIZE: A partir desse momento de pesquisas e informações, você precisa mapear o que realmente faz sentido para o seu público-alvo. Se você quer criar um blog sobre Direito, obviamente você não vai publicar artigos sobre viagens. Entenda quem é o seu público e publique aquilo que realmente tem relevância para ele.


3. DIVULGUE/COMPARTILHE: De que adianta ter conteúdos super bacanas no seu blog se você não divulga esse conteúdo para ninguém? Esse post precisa estar linkado com as suas redes sociais e você pode criar estratégias para ranqueá-lo no Google (inclusive a Regi fez um post super completo de dicas sobre isso aqui. Vale a leitura). Selecione quais canais você vai utilizar e bora divulgar esse post aí!


Quais ferramentas posso utilizar na curadoria de conteúdo para o meu blog?


Bom, agora que a gente já falou sobre o processo de criar conteúdo, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem te ajudar bastante nessa jornada. Confere só:


Trends das redes sociais: Sim, as Redes Sociais são uma ótima ferramenta para buscar os assuntos mais procurados. No Instagram você pode pesquisar pelas etiquetas, ou seja, as Hashtags # e descobrir sobre o que as pessoas estão falando. Já no Twitter os famosos Trending Topics mostram o que está literalmente "na boca do povo".


Planejador de palavras-chave: você precisa entender quais os termos que o seu público-alvo utiliza para chegar até o conteúdo. Então você pode utilizar a ferramenta do Google (Keyword Planner) ou o Long Tail Pro, que permite inserir palavras-chave e ver o número médio de pessoas que pesquisam esse termo específico no Google.


👀 Apenas fique atento para o fato de que é necessário ter anúncios ativos no Google Ads para que o planejamdor de palavras-chave mostre resultados mais específicos sobre o volume de buscas


Defina o que é conteúdo relevante: o BuzzSumo é a ferramenta ideal para encontrar aqueles posts que foram muito compartilhados nas redes. Você pode pesquisar pela palavra-chave principal e encontrar as postagens mais recentes compartilhadas a partir dessa pesquisa. Show, não é mesmo?


Dica Bônus: As técnicas de otimização do seu conteúdo, ou seja, o SEO, é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado no Google. Há algumas ferramentas de blog que possuem plug-ins especialmente, para isso. No Wordpress, por exemplo, você pode instalar o Yost SEO.


Como eu posso tornar os meus conteúdos mais atraentes para a minha audiência?


Já contamos um pouco sobre o processo de curadoria para o blog e demos dicas de como usar ferramentas para identificar aquilo que é mais relevante para a sua audiência.


Agora é hora de tornar o seu conteúdo mais atrativo e diversificado.


Usar rich media/mídia interativa nas suas publicações é uma alternativa. Vídeos, áudios e outros formatos de mídia certamente vão potencializar as chances do seu conteúdo ser consumido. E para que não é expert em design, há ferramentas com versões gratuitas, como o canva, que podem ajudar.😉


Outra forma de fazer com que as pessoas leiam aquilo que você está escrevendo é utilizar estratégias de automação, disparando e-mails interessantes e interativos para que o seu leitor tenha vontade de consumir esse conteúdo que você está publicando. Inclusive a gente já teve um mês inteiro dedicado a esse assunto, lembra? Tem artigos bem relevantes aqui e aqui. Bora ler sobre o assunto.🙃


E para fechar, a nossa última dica: instale o Google Analytics no seu blog. A ferramenta vai te ajudar a acompanhar o desempenho do seu conteúdo e entender qual o comportamento delas quando acessam o seu blog.


Ufa, acho que por hoje é só. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis. E segue acompanhando a gente aqui no blog da Bluma que vamos ter mais informações para te ajudar nessa jornada de gerar tráfego para o seu blog.


Conta com a gente!


Até a próxima...


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br






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