top of page
278400-P5TWCU-337_edit.jpg
  • Foto do escritorBluma Hub | Regi Santos

Por que meu blog não aparece no Google?

Atualizado: 28 de nov. de 2023



Essa é uma das tantas perguntas que me fazem com alguma frequência: por que meu site ou meu blog não aparece nos resultados do Google? E você precisa compreender que isso pode acontecer por diversos motivos. Mas, antes de te responder essa pergunta eu quero te explicar muito rapidamente como o sistema de entrega de resultados funciona:


Quando você entra na página do Google e faz uma busca, você não está consultando na "rede mundial de computadores" e sim pesquisando os resultados que estão salvos (indexados) nos servidores do Google, ou seja, seu site/blog precisa estar salvo nesta biblioteca para que ele seja potencialmente entregue como um resultado ao usuário que está fazendo uma pesquisa!

Comece verificando quais páginas já estão indexadas.

Para fazer isso basta você entrar no Google e digitar na barra de busca: site:URL do seu site e apertar enter. O resultado desta pesquisa é exatamente quantas das suas páginas já foram indexadas pela ferramenta de busca, veja na figura abaixo como isso funciona na prática.



Agora que você já sabe que precisa ser indexados, e já fez uma consulta para saber quais páginas do seu site estão na lista de indexação, vamos analisar os motivos pelos quais site pode não está sendo encontrado!


Seu site não indexou automaticamente. 🔄

Essa indexação de conteúdo leva algum tempo para acontecer de forma automática, então se seu conteúdo é novo, pode ser que o robô ainda não tenha passado por ali para ler e salvar seu site no servidor.


Para resolver este problema podemos solicitar uma indexação manual e no caso de blogs é muito importante fazer isso sempre que liberar um novo conteúdo.


Quer saber como fazer este procedimento? Então siga os passos deste documento oficial do google.



Seu site tem um robô impedindo a indexação! 🤖

Existe um tipo de arquivo de texto chamado "no index", este arquivo é incluído no site e serve como um aviso ao buscador dizendo que seu site não deve aparecer no resultado das pesquisas.


Em alguns casos os desenvolvedores usam esse arquivo enquanto estão trabalhando nos ajustes de um novo site ou em páginas que as empresas só utilizam internamente (exemplo: Página de login de intranet).


Para saber se seu site tem esse tipo de arquivo basta seguir os passos abaixo 01) Abra seu site

02) Aperte Ctrl+U

03) Aperte Ctrl+F

04) Escreva "no index" na caixa de pesquisa


Se tiver algum arquivo com esse nome a pesquisa vai mostrar e você pode solicitar para o desenvolvedor a remoção deste txt.



Seu site foi punido. 🛑

O Google possui diretrizes que devem ser seguidas na hora de criar um site e caso você não siga estas recomendações a ferramenta vai te punir excluindo suas páginas dos resultados de pesquisa.


Essa exclusão pode acontecer automaticamente, através dos robôs que fazem a indexação ou manualmente por algum colaborador da plataforma que tenha identificado violações no seu site.


Para resolver o problema primeiro você deve identificar quais normas e regras seu site está ferindo, e em seguida ajustar para tentar ser exibido novamente.


Você pode fazer isso através de uma ferramenta gratuita que se chama Google Search Console.



Seu site não é encontrável. 🔍

Para que um site apareça nos resultados de pesquisa, você precisa muito mais do que ter um site e não ter nenhum dos três problemas citados anteriormente.


Além de não ter problemas sua empresa ainda tem que ter um site que possua chances de aparecer na hora que os usuários realizam uma busca.


O Google analisa mais de 200 fatores antes de entregar uma página de resultados e a maior parte destes fatores é desconhecida por nós, por isso é importante você se esforçar ajustando os fatores que conhecemos e que podemos controlar.


Para ajudar eu separei abaixo os pontos que tornam seu site encontrável e assim aumentar suas chances de aparecer em um resultado de pesquisa. 🙃


👉 Seu site precisa carregar rápido em dispositivos móveis. Você pode ver o que precisa ser corrigido usando a ferramenta gratuita Test My Site.


👉 Use imagens que sejam de boa qualidade, mas com arquivos leves para facilitar o carregamento da sua página.


👉 Deixe ativado o armazenamento de cache, assim quando um usuário visitar novamente sua página vai carregar mais rápido.


👉 Preencha bem todas as páginas disponíveis em seu site e se tiver alguma "em construção" prefira deixar ela desativada até que esteja pronta.


👉 Use termos de busca (palavras-chave) na descrição de seus produtos e serviços, preferindo sempre a utilização de sinônimos quando o termo se repetir.


👉 Utilize URLs amigáveis.


👉 Tenha um formulário de contato.


👉 Instale em seu site o Google Analytics e o Search Console para acompanhar os resultados de desempenho da navegação.


👉 Ative os avisos de utilização de cookies para atender as normas de LGPD.


👉 Conquiste backlinks.


👉 Configure corretamente o SEO de cada post do seu blog. Existem diversos Apps e ferramentas que te ajudam com isso!



E minha recomendação final é que você fique sempre de olho nas autalizações do Google referente à SEO. Quando mudanças importantes para o algortimo acontecem eles emitem notas à imprensa para que as empresas possam fazer os ajustes necessários. Além disso, você pode acompanhar as indicações de SEO na página para desenvolvedores. 😉



Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

@blumahub | @regidani



60 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page