278400-P5TWCU-337_edit.jpg
  • Vanessa Siviero

Como ganhar dinheiro com um blog?

Atualizado: 21 de Out de 2021



A gente tem falado muito sobre blog aqui na Bluma e isso nos trouxe algumas reflexões interessantes sobre o tema.


Um blog demanda tempo e cuidado. Sim, você precisa se dedicar a criar conteúdos aprofundados e coerentes com o seu negócio, pensar no formato desse conteúdo, divulgar essas postagens, e por aí vai. Mas será que vale a pena todo esse tempo investido? Como podemos monetizar um blog e fazer com que ele traga retornos para o negócio?


Calma, vamos voltar um pouquinho no tempo e relembrar sobre o perfil dos blogs. Lá no início dos anos 2000 (opa, já vou entregar a idade por aqui🤫), os blogs eram muito mais diários da vida cotidiana do que propriamente ferramentas de trabalho e de divulgação. Havia as pessoas que queriam sim vender seus produtos e serviços, mas a grande maioria buscava um espaço para poder expressar as suas opiniões e ideias. E encontraram a ferramenta perfeita!


A ferramenta, assim como a comunicação digital, evoluiu e hoje é muito mais utilizado como um canal para profissionais e empresas.

gif

Nós também vimos as blogueiras (antecessoras das influenciadoras digitais) começarem a monetizar seus blogs falando sobre produtos e serviços.


Os blogs de maquiagem e de produtos de beleza deram aquele "boom" e viraram uma febre. E hoje, as redes sociais passaram a ser as ferramentas de trabalho principal dos influenciadores. You Tube, Instagram, Tik Tok e por aí vai...


Mas e onde entram os blogs nos dias de hoje afinal?🤔


Os blogs continuam, isso é certo. Mas muita gente acaba pegando "ranço" de acessar conteúdos e ver aquele monte de anúncios espalhados e pop ups se abrindo a toda hora. Então a ideia hoje não é falar sobre anúncios para blogs, mas sim formas de monetizar o seu "diário virtual" sem irritar a audiência com um monte de propagandas. Vamos nessa?


Proporcione experiências e ofereça conteúdos impactantes para a sua audiência!

Primeiro de tudo: se a sua meta é vender um produto, divulgar um negócio ou oferecer seus serviços, você precisa proporcionar uma experiência interessante, positiva e impactante para o seu leitor. Nada de sair escrevendo um post comercial, só para vender. Lembre-se de:


✅Criar conteúdo de qualidade (inclusive a gente já falou bastante sobre conteúdo nesse post aqui);

✅Investir num design que seja atrativo e bem-feito também conta muitos pontos;


✅Organizar um calendário de postagens e programar as postagens do seu blog;


✅Apostar em conteúdos multimídias. Imagens, vídeos, infográficos, etc.

⭐Dica: não abandone o seu blog. Mantenha ele atualizado e "bonitão" para a sua audiência.


Também vale citar aqui a pesquisa sobre estatísticas de blogs da Orbit Media que fala que quanto maior o tempo investido no blog, melhores os resultados:

Fonte: Blogging Statistics, Orbit Media.

Pronto, agora que você já pensou no "visu" e no conteúdo, chegou a hora de divulgar esse blog.


Divulgue o seu blog e faça ele ser (re)conhecido

Agora que você já tem o conteúdo, precisa fazer com que ele chegue na sua audiência.


As redes sociais são a principal fonte de divulgação dos conteúdos para blogs.


Fonte: Blogging Statistics, Orbit Media.

O e-mail marketing vem logo em seguida. E para criar uma estratégia de sucesso, você precisa investir tempo para construir uma base de contatos para trabalhar com e-mail marketing. Assim, quando tiver um novo post, você pode divulgá-lo para que as pessoas tenham acesso.


✋ Mas cuidado: não "entregue o ouro". Monte um e-mail marketing que desperte a curiosidade da audiência e faça com que os usuários queiram continuar lendo mais. Outra forma de divulgar o seu blog é buscar parcerias com outros blogs, influenciadores e trazer pessoas para participarem junto com você.


⭐Dica: que tal mapear outros blogs e propor a criação de conteúdos em parceria? Unindo forças, ambos têm a ganhar!


Tamanho importa?


No que diz respeito à blog, o tamanho pode fazer a diferença sim. Nessa pesquisa da Growth Badger, a gente pode ver que mais de 50% dos criadores de conteúdo para blogs que escrevem artigos com mais de 2 mil palavras afirmar obter melhores resultados.


Para comparar, apenas 10% dos blogueiros que escrevem artigos com menos de 500 palavras afirmaram obter bons resultados. (2018, Orbit Media).


Então "bora" baixar a cabeça e escrever!


E porque as pessoas vão compartilhar o meu conteúdo?


A Growth Badger também trouxe uma pesquisa do New York Times sobre hábitos online que mostra que os 5 principais motivos pelos quais as pessoas compartilham artigos de blogs por meio de mídia social ou e-mail são:


1 - 94% compartilham para mostrar conteúdo valioso ou divertido para outras pessoas;


2 - 64% compartilham para reforçar uma imagem / ideia sobre quem eles são e com o que se importam;


3 - 73% compartilham para se aproximar ou manter relacionamentos;


4 - 78% querem se se conectar com outras pessoas que têm interesses semelhantes;


5 - 49% compartilham para divulgar causas sociais ou marcas que lhes interessam.


(Fonte: Online Sharing Habits, New York Times)


Então, mais do que escrever "sobre qualquer coisa", você precisa investir em conteúdo que interesse a sua audiência e que gere esse sentimento de pertencimento.


Outra dica do Content Marketing Institute para gerar conversão através do conteúdo do seu blog é criar CTAs - os famosos "Call to Action" (em português: Chamada para Ação), convincentes. Se você quer que as pessoas assinem a sua newsletter, ou cliquem em uma Landing Page, você precisa criar uma chamada que realmente desperte o interesse das pessoas.


⭐Dica: seja claro naquilo que você quer que as pessoas façam. Mostre os benefícios, crie um senso de urgência e gere uma necessidade para que as pessoas queiram clicar e dar os próximos passos!


Em quais outras técnicas e ferramentas vale a pena investir?


Como a gente já mostrou nos gráficos aqui em cima☝️, você também pode investir em técnicas de SEO e anúncios para o seu blog.


Fazer com que ele seja encontrado no Google também faz toda a diferença. Inclusive a Regi já falou sobre isso por aqui. Vale a pena a leitura.


⭐Dica: atualize seus conteúdos mais antigos. Isso faz com que esses conteúdos voltem a ganhar espaço nas ferramentas de busca e vai te poupar tempo em criar mais e mais materiais o tempo todo. A gente indica uma atualização bi ou trimestral pelo menos.


E então, se eu fizer tudo isso, vou ganhar $$$?


Aí você já criou um conteúdo super bacana, deixou o seu blog com um design atrativo, incluiu vídeos e a chamada para ação. Mas ainda quer mais opções para poder monetizar o seu blog.


Nós também indicamos algumas estratégias aqui embaixo👇. Confere só:


✅Que tal vender conteúdos especiais para marcas?


✅Ofereça um plano de assinatura pago: você pode proporcionar uma área de assinantes com materiais exclusivos para a sua audiência. Alguns blogs inclusive vinculam o acesso ao conteúdo exclusivo com doações.


✅Crie um curso pago para a sua audiência ou ofereça uma consultoria na sua área de atuação.


✅Venda e-books exclusivos.


✅Crie conteúdos para outros blogs e cobre por isso.


✋ Atenção: lembre de sempre sinalizar os "publi posts", para que o público confie nas suas publicações.


Para finalizar, a gente faz questão de ressaltar que não existe uma "fórmula mágica" pronta para o sucesso de um blog. Se alguém te vender isso, provavelmente não está sendo sincero.


O que existe são processos, tempo, dedicação, estratégia, pesquisa e mais tempo para que o seu blog cresça, chegue na audiência e traga os retornos esperados. O tempo para criar os conteúdos, avaliar, atualizar... talvez esse seja o seu maior desafio.


Mas criando processos você terá mais chance de se organizar e fazer com que o seu blog seja um sucesso e, consequentemente, traga retornos financeiros.


E você, qual a sua estratégia para monetizar o seu blog? Conta pra gente!


Vamos adorar receber a sua mensagem.😉


Até a próxima!




Val Siviero - Conteúdo

@blumahub | @valsivi





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo