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  • Vanessa Siviero

Como e porque utilizar podcats na sua estratégia?



A pandemia do Coronavírus afetou de muitas formas a vida cotidiana de todos nós, assim como a forma como nós consumimos. Junto com o e-commerce, a produção de conteúdos digitais e as lives tiveram um crescimento significativo.


Uma das formas de consumo digital que já vinha crescendo e ganhou ainda mais destaque nesse período foram os podcasts. A plataforma de streaming Deezer mostrou, através de um estudo, que em 2019 o consumo de podcasts já havia crescido 67% no Brasil, em relação ao ano anterior, um índice surpreendente, se considerarmos que é superior até em relação ao consumo no mercado Europeu.


Já o Spotify, outra importante plataforma de streaming, afirma que o consumo de podcasts dobrou no segundo semestre de 2020, enquanto o consumo de músicas, por exemplo, já retornou ao patamar que estava pré-COVID-19.


Outra informação interessante é que não existe mais um “horário de pico” de consumo, pois a rotina das pessoas também mudou, ou seja, as os horários acabam sendo bastante variados e bem distribuídos ao longo do dia.


O formato de podcasts é relativamente prático e simples de ser produzido, fácil de ser consumido, mas que exige criatividade e diversificação de estratégias, pois é fácil perder o interesse do público, que já é bombardeado com informações.


Então como, afinal, as empresas podem utilizar os podcasts dentro das suas estratégias digitais?

Confira algumas ideias:


1 – Pesquise o seu público e a sua audiência e planeje muito: Sim, não adianta produzir podcasts se quem consome a sua marca é avesso a esse tipo de conteúdo. É muito mais difícil “prender” a atenção do seu público com áudios, então lembre-se de entender qual o tipo de conteúdo que você deve produzir e como vai fazer com que ele chegue até o seu consumidor.


2 – Tenha cuidado com a Relevância, Qualidade e Cronograma do seu conteúdo: Assim como qualquer consumo de conteúdo, você deve pensar se o que você está produzindo é mesmo de interesse para o seu consumidor e como você vai organizar um cronograma para isso. Vai ser semanal? Vai ser dividido por temporadas? Vai ter um horário fixo? Produções aleatórias e desorganizadas não vão gerar interesse ou fidelidade. E lembre-se de que quando falamos que os podcasts são relativamente simples de serem produzidos, não significa que possam ser ruins. Imagina só escutar um programa com o áudio baixo? Pesquisa quais as melhores ferramentas e teste antes de colocar no ar.



3 – Utilize o podcats como um complemento seu conteúdo online: Sim, muitas empresas não têm o podcasts como principal plataforma de conteúdo, mas ele pode ser um complemento bem interessante. Veja o caso da HBO, por exemplo. Eles produzem podcasts complementares às séries de sucesso da emissora, com comentários, entrevistas e até informações exclusivas, para que os fãs possam ter a experiência “extra” de conteúdo. Se o seu canal principal é o Blog, por exemplo, por quê não gerar podcasts com comentários, entrevistas, bate-papos e informações que podem agregar à sua marca ou produto?


4 – Antes de publicar, pense qual vai ser o formato, plataforma e forma de divulgação: lembra quando falamos sobre o planejamento? Sim, você deve pensar qual das plataformas vai abrigar o seu podcast (Spotify, Deezer, SoundCloud, etc), qual o formato que o arquivo deverá ser enviado e as normas e questões técnicas de cada uma. E não basta postar, você precisa divulgar. Onde você vai divulgar o seu podcasts? Você pode criar posts em redes sociais, filmar os “bastidores” e postar nos stories, postar trechos na sua timeline... A sua estratégia nas redes deve estar conectada para que o seu podcast realmente atinja o maior número de pessoas.


5 – E a dica bônus: escute podcasts antes de criar o seu! Sim, parece básico, mas há muitos podcats interessantes por aí e você pode escolher o assunto e colocar ele para tocar. Para quem curte conteúdos do mundo geek, o Nerdcast é super tradicional e divertido. A influencer Carol Moreira, por exemplo, criou, com outras influencers, o podcast Moduspod, que fala sobre True Crime de uma forma muito detalhada, com dicas de livros, filmes e séries. O Podfalar também é uma opção muito bacana. Feito por um grupo de amigas e liderado pela Marina do 2Beauty, aborda desde assuntos do universo feminino com que vão de empoderamento até livros, filmes, séries. Mas você também pode escolher entre muitos outros podcats sobre negócios, finanças, etc. Vale conferir!


E então, qual o seu podcast preferido? Você já usou podcast na sua estratégia de marketing? Conta para a gente! 😉


Um abraço, e até breve \o/


Vanessa Siviero | @valsivi

Criadora de Conteúdo


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