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Como e porque utilizar podcats na sua estratégia?

Atualizado: 29 de nov. de 2023




A pandemia do Coronavírus afetou de muitas formas a vida cotidiana de todos nós, assim como a forma como nós consumimos. Junto com o e-commerce, a produção de conteúdos digitais e as lives tiveram um crescimento significativo.


Uma das formas de consumo digital que já vinha crescendo e ganhou ainda mais destaque nesse período foram os podcasts. A plataforma de streaming Deezer mostrou, através de um estudo, que em 2019 o consumo de podcasts já havia crescido 67% no Brasil, em relação ao ano anterior, um índice surpreendente, se considerarmos que é superior até em relação ao consumo no mercado Europeu.


Já o Spotify, outra importante plataforma de streaming, afirma que o consumo de podcasts dobrou no segundo semestre de 2020, enquanto o consumo de músicas, por exemplo, já retornou ao patamar que estava pré-COVID-19.


Outra informação interessante é que não existe mais um “horário de pico” de consumo, pois a rotina das pessoas também mudou, ou seja, as os horários acabam sendo bastante variados e bem distribuídos ao longo do dia.


O formato de podcasts é relativamente prático e simples de ser produzido, fácil de ser consumido, mas que exige criatividade e diversificação de estratégias, pois é fácil perder o interesse do público, que já é bombardeado com informações.


Então como, afinal, as empresas podem utilizar os podcasts dentro das suas estratégias digitais?

Confira algumas ideias:


1 – Pesquise o seu público e a sua audiência e planeje muito: Sim, não adianta produzir podcasts se quem consome a sua marca é avesso a esse tipo de conteúdo. É muito mais difícil “prender” a atenção do seu público com áudios, então lembre-se de entender qual o tipo de conteúdo que você deve produzir e como vai fazer com que ele chegue até o seu consumidor.


2 – Tenha cuidado com a Relevância, Qualidade e Cronograma do seu conteúdo: Assim como qualquer consumo de conteúdo, você deve pensar se o que você está produzindo é mesmo de interesse para o seu consumidor e como você vai organizar um cronograma para isso. Vai ser semanal? Vai ser dividido por temporadas? Vai ter um horário fixo? Produções aleatórias e desorganizadas não vão gerar interesse ou fidelidade. E lembre-se de que quando falamos que os podcasts são relativamente simples de serem produzidos, não significa que possam ser ruins. Imagina só escutar um programa com o áudio baixo? Pesquisa quais as melhores ferramentas e teste antes de colocar no ar.



3 – Utilize o podcats como um complemento seu conteúdo online: Sim, muitas empresas não têm o podcasts como principal plataforma de conteúdo, mas ele pode ser um complemento bem interessante. Veja o caso da HBO, por exemplo. Eles produzem podcasts complementares às séries de sucesso da emissora, com comentários, entrevistas e até informações exclusivas, para que os fãs possam ter a experiência “extra” de conteúdo. Se o seu canal principal é o Blog, por exemplo, por quê não gerar podcasts com comentários, entrevistas, bate-papos e informações que podem agregar à sua marca ou produto?


4 – Antes de publicar, pense qual vai ser o formato, plataforma e forma de divulgação: lembra quando falamos sobre o planejamento? Sim, você deve pensar qual das plataformas vai abrigar o seu podcast (Spotify, Deezer, SoundCloud, etc), qual o formato que o arquivo deverá ser enviado e as normas e questões técnicas de cada uma. E não basta postar, você precisa divulgar. Onde você vai divulgar o seu podcasts? Você pode criar posts em redes sociais, filmar os “bastidores” e postar nos stories, postar trechos na sua timeline... A sua estratégia nas redes deve estar conectada para que o seu podcast realmente atinja o maior número de pessoas.


5 – E a dica bônus: escute podcasts antes de criar o seu! Sim, parece básico, mas há muitos podcats interessantes por aí e você pode escolher o assunto e colocar ele para tocar. Para quem curte conteúdos do mundo geek, o Nerdcast é super tradicional e divertido. A influencer Carol Moreira, por exemplo, criou, com outras influencers, o podcast Moduspod, que fala sobre True Crime de uma forma muito detalhada, com dicas de livros, filmes e séries. Mas você também pode escolher entre muitos outros podcats sobre negócios, finanças, etc. Vale conferir!


E então, qual o seu podcast preferido? Você já usou podcast na sua estratégia de marketing? Conta para a gente! 😉


Um abraço, e até breve \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br

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