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Dia do Consumidor: O que sua marca pode fazer para atrair clientes?

Atualizado: 28 de nov. de 2023


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O dia 15 de março é uma data importante para varejistas de moda, eletrônicos, alimentos e de outros segmentos, que podem utilizar estratégias digitais para conquistarem clientes.


O Dia do Consumidor foi criado originalmente nos Estados Unidos em 1962 com a proposta de discutir os direitos do consumidor. Aqui no Brasil, a data passou a ganhar destaque ali pelos anos 90, com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Porém, desde 2014 o foco e a relevância dessa data vem mudando, tornando-se uma oportunidade para engajar clientes e gerar vendas.


Pegando carona no sucesso de campanhas de outras datas comerciais, os varejistas estão aproveitando para oferecer descontos específicos para quem quer garantir as suas compras nesse período. Algumas marcas inclusive expandiram o dia 15 para a Semana do Consumidor, ou seja, 7 dias em que os descontos são trabalhados nas suas lojas físicas e online.


Então se você é como eu que adora uma “comprinha”, saque o cartão e se prepare para navegar pelas lojas! Não, pera, o foco aqui não é esse. Hoje eu vou falar sobre estratégias! Depois sim podemos ir às compras.😉



De olho nas tendências

Primeiro de tudo, é importante estar ligado às tendências de compra e de comportamento do consumidor, para entender o que está ganhando destaque nesse cenário onde a pandemia continua, porém a vacinação avança, permitindo com que as pessoas retomem, devagar e de forma segura, algumas atividades.


Segundo o Google, no campo da Moda e Beleza a situação das buscas é:


+73% de alta nas buscas por vestuário esportivo no último ano


+ 55% de alta nas pesquisas itens de cama, mesa, banho, decoração e jardim


33% dos consumidores querem se vestir com mais conforto no dia a dia


92% dos shoppers de moda e beleza continuam os cuidados com a sua rotina de beleza


Em relação aos canais, a pesquisa Google reforça que a tendência omnicanal continua firme e forte. O consumidor “navega” online, mas também quer ter acesso às lojas físicas.

A pesquisa Retailing in Brazil 2021 (Varejo no Brasil, em tradução livre) da Euromonitor, divulgada pelo Google, mostra porque um cliente prefere um canal específico:


COMPRAS ONLINE X COMPRAS EM LOJAS FÍSICAS

Preços melhores 63% 54% Ver ou provar os produtos

Entrega grátis 57% 49% Compra imediata

Variedade de produtos 46% 36% Facilidade para trocas

Compra a qualquer hora 39% 35% Conveniência

Produtos internacionais 35% 31% Evitar questões de entrega

Além disso ainda temos muitas pessoas que pesquisam online os produtos e preferem compras em lojas físicas posteriormente. Ou seja, para atrair o consumidor para uma compra via canais digitais, é preciso uma estratégia que seja realmente atrativa, ultrapassando a barreira da compra presencial e ganhando o mundo do e-commerce.



Mas a minha marca está pronta para vender online?

Você tem um site configurado, usa redes sociais e quer aproveitar esse período como uma chance para usar seus canais digitais e alavancar as suas vendas. Será que isso basta?


✋Calma! Antes de tudo, certifique-se que:


✅ O seu e-commerce está atualizado e preparado para receber um alto volume de visitantes.


✅ O seu mix de produtos está adequado para o período do ano e vai ter apelo para venda.


✅ Seu estoque está pronto para atender a demanda que será gerada pelas promoções.


✅ O seu preço está competitivo em relação ao mercado e aos seus concorrentes.


✅ Ofereça um design atraente e um conteúdo rico sobre o seu produto ou a sua marca para engajar o consumidor.


✅ A logística está preparada para atender à demanda e entregar os produtos no prazo estipulado.


✅ Você e sua equipe de vendas estão prontos para atender aos clientes, dar retorno ágil e oferecer uma experiência de compra super satisfatória.


✅ A sua loja virtual apresenta todas as informações necessárias para esclarecer as dúvidas dos clientes sobre os produtos, a navegação é simples, rápida e amigável e você apresenta uma política de devolução ou de troca satisfatória para o seu consumidor.


Agora sim! Pronto, checklist cumprido, chegou a hora de pensar em como transformar aquele lead em cliente.



Quer vender mais? Que tal investir em uma dessas estratégias?

Já falei de tendências, do que você precisa para atender seu cliente nesse período, mas quais as estratégias que você pode usar para incentivar as compras na sua loja virtual?


Bora conferir algumas ideias e dicas que separei para você!🙃


1 – Frete grátis: Oferecer o valor do frete como promoção compensa mais do que um desconto no produto. É claro que você precisa avaliar o valor mínimo de compra para que o frete grátis não gere um impacto negativo no seu caixa.


2 – Kits de Produtos, ou “Compre um e Leve outro de graça”: Essa estratégia é muito boa, principalmente se considerarmos que a pessoa pode aproveitar para levar mais itens do que aquele que ela entrou no e-commerce para comprar. Mas lembre-se de criar kits com produtos relacionados, pois isso vai aumentar as chances de compra.


Por exemplo, um hidratante para o rosto e um produto para limpar a pele da região. Você também pode atrelar o desconto do kit ao frete gratuito, chamando ainda mais a atenção do seu consumidor.


3 – Condições de Pagamento Especiais: Se a sua loja parcela em 5 vezes sem juros, que tal estender essa condição para pagamento em 10 vezes sem juros, por exemplo? Assim o cliente pode aumentar o valor total da compra, aproveitando essa condição facilitada.


4 – Brinde: Parece um pouco batido, mas vamos combinar, quem não adora um brinde? Ainda é possível considerar atrelar o número de brindes ao valor da compra. Conforme o ticket médio aumenta, aumentam também os brindes a serem escolhidos pelo cliente.


5 – Cashback: A palavra significa, literalmente, dinheiro de volta. E é isso mesmo. Ao fazer uma compra, você acumula um valor que futuramente se transformará em crédito para outras compras. Alguns cartões de crédito já oferecem essa alternativa e há empresas especializadas nessa modalidade. É o caso da Méliuz, uma startup brasileira que disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária.

6 – Cartões Fidelidade: Assim como o cashback, o cartão fidelidade pode acumular pontos a cada compra. Esses pontos podem ser revertidos em novos produtos ou brindes especiais no futuro. É uma forma efetiva de fidelizar o seu cliente!


Dica bônus: Em uma sociedade onde as questões de sustentabilidade ganham cada vez mais espaço, se a sua marca tiver a oportunidade de realizar recolhimento de embalagens ou pacotes sustentáveis, certamente você conquistar clientes ao demonstrando uma preocupação real com o futuro do nosso Planeta.

Eu lembro de uma experiência super positiva que tive com uma marca de cosméticos na qual eu levei algumas embalagens vazias e recebi em troca um produto novo. Mas cuidado! Seja honesto e sincero ao realizar esse tipo de ação. Só promova se realmente está no DNA da sua empresa. Do contrário, vai parecer que você só quer “surfar na onda”.

E agora que já trouxe algumas ideias de ações, vale ficar ligado em algumas dicas de como gerar engajamento com a sua marca e aproveitar esse período. 👇



Como eu faço para gerar uma experiência de compra incrível?

Já te dei várias dicas, mas saiba que nutrir o seu lead e engajá-lo previamente também é essencial para que ele se sinta verdadeiramente conectado e conquistado pela sua marca.


Então, antes, durante e depois do Dia do Consumidor, vale ficar ligado em algumas questões importantes na sua comunicação.


✅ Mantenha seus canais digitais atualizados, abastecidos e com conteúdos relevantes para o seu público.


✅ Invista em conteúdos aprofundados para o seu cliente, como textos para blogs, LinkedIn ou vídeos para IGTV ou You Tube.


✅ Mostre a experiência da sua marca. Que tal realizar um unboxing para mostrar os benefícios do seu produto?


✅ Escute o seu consumidor! Acompanhe seus comentários em redes sociais, os sites de avaliação e resolva as questões que podem estar causando algum tipo de desconforto para quem adquire o seu produto ou serviço.


✅ Invista em estratégia de marketing digital. Mídia paga, automação de marketing, marketing de influência… Inclusive temos vários conteúdos legais aqui no nosso blog sobre marketing digital. Olha só:





E por fim


Lembre-se: essa data é sobre o Consumidor!

Lá no início do texto eu falei sobre Direitos do Consumidor. Então não se esqueça: qualquer estratégia ou promoção que você for realizar precisa estar amparada por esse código.


Para corresponder à expectativa do seu cliente, sua marca não pode realizar qualquer tipo de propaganda enganosa, precisa estar disposta a realizar trocas de produtos, atender aos prazos propostos e dar respostas ao cliente de forma atenciosa e eficiente.


Não adianta oferecer um super desconto, se a sua marca não se preocupa com a experiência de quem compra. Então planeje, invista e realize.


Boas vendas!


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br


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