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  • Foto do escritorBluma Hub | Regi Santos

Porque é importante ter um Planejamento de Estratégias Digitais?

Atualizado: 29 de nov. de 2023



O ano de 2020 tem sido desafiador de todas as formas que podemos imaginar, e muitos profissionais e empresas se viram obrigados a se reinventar e passar por uma transformação digital.


Vendo estas mudanças acontecerem nós percebemos que algumas empresas estão tendo dificuldade em organizar e fazer funcionar tudo ao mesmo tempo, por isso vamos falar sobre porque o planejamento é tão importante dentro do universo digital!


Mas, o que é transformação digital afinal?

A transformação digital prevê o uso de tecnologias para solucionar problemas tradicionais, quando falamos deste fenômeno dentro do marketing estamos nos referindo à empresas que passaram a usar canais ou ferramentas digitais para alavancar vendas, gerenciar processo e comunicar-se com seu público para aumentar a visibilidade da empresa.


Porque um planejamento é importante?

Se sua empresa já fez alguma ação de marketing, deve saber que ter uma organização e um plano para atingir o consumidor é essencial. Isso porque o objetivo principal do Marketing - de forma geral - é fazer sua empresa crescer e sem planejamento você não consegue definir as ferramentas que vai usar para isto.



Muitas empresas e profissionais cometem o grande erro de começar a usar ferramentas e canais digitais sem nenhum tipo de planejamento prévio e sem este planejamento não alcançam os resultados pretendidos, porque e muito difícil voar sem um plano de voo. 🤷‍♀️


Vamos falar um pouco sobre os passos que você pode dar em direção à um planejamento adequado e que vai te fazer atingir resultados?



Conheça as plataformas e tecnologias disponíveis.

Um profissional de marketing é um estrategista, por este motivo é importante e necessário que ele conheça as plataformas e tecnologias com todas as suas peculiaridades para poder usá-las da melhor forma.


Lembre-se que: algumas das tecnologias vão ser plataformas que te ajudam a gerenciar atividades, demandas, anúncios, etc e outras delas serão canais por onde você vai manter o contato com os seus usuários, leads e clientes.


Mas, mesmo os canais precisam de toda uma rede por trás para que eles se mantenham ativos e funcionando. Por isso é importante entender como as coisas funcionam (principalmente os algoritmos).


Outro ponto importante aqui é que nem sempre o estrategista vai executar as ações de planejamento, mas ele deve ter todos os conhecimentos necessários para planejar e acompanhar os resultados, pois pode ser preciso mudar a rota caso os objetivos não estejam sendo alcançados.



Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua!

Olhar o que os concorrentes está fazendo é uma prática comum e todas as empresas fazem isso muito bem, mas e é só isso? Olhar o que o concorrente está fazendo, replicar algumas ideias ajustando para o nosso modelo de comunicação e vamos em frente?


No nossos planos estratégicos nós temos usado outro formato, porque olhar apenas para o concorrente não faz mais tanta diferença assim. Por isso nós temos instigado nossos clientes a olharem também para inspirações (que não sejam do seu segmento de atuação), isso vai te dar a oportunidade de criar uma comunicação própria e muito mais eficiente do que só "copiar" as ideias do concorrente. 😉



Aprenda com as coisas que você viu.

Depois de olhar o que as empresas estão fazendo no ambiente digital, anote suas impressões e seus aprendizados, mas já direcionando para como aproveita-los na sua estratégia (empresa/cliente) pois, de nada adianta olhar o que tem de legal por aí se não for para transformar em estratégia! 📄


A imagem acima faz parte do nosso produto: Planejamento de estratégias digitais


Converse de maneira apropriada.

Definir os pontos de contato da sua marca vai muito além de sair por ai criando perfil em todas as redes sociais existentes no planeta terra.


É importante entender que tipo de usuário temos em cada rede, o que essas pessoas buscam dentro daquele espaço, além de perceber como a comunicação está sendo criada nestes ambientes.


Outra questão que você deve compreender, na hora do planejamento, é que nem só de redes sociais são feitos nossos pontos de contato. Você pode usar site, blog, whatsapp, telegram, e-mail, e outras formas que forem adequadas à sua comunicação.


Lembrando que os pontos de contato da sua marca são sua ferramenta para conversar com seu público, e você precisa mantê-los ativos, monitorados e atualizados para que as pessoas percebam a sua presença digital e confiem na sua entrega.


A imagem acima faz parte do nosso produto: Planejamento de estratégias digitais

Além da definição dos pontos de contato você deve também planejar e organizar as linhas gerais do seu conteúdo, pense e deixe registrado as informações importantes como: Tom de voz da sua marca, Linguagem, O que não pode falar, Palavras-chave importantes para o seu negócios, etc.


E por fim é sempre interessante ter no seu planejamento as orientações de foco principal e secundário do seu conteúdo, bem como as categorias que podem ser exploradas em cada um dos seus canais. Confira abaixo como fazemos no nosso planejamento 👇

A imagem acima faz parte do nosso produto: Planejamento de estratégias digitais


Planejamento sem execução não serve para nada!

Bom, agora você chegou até aqui. Olhou para concorrentes e inspirações, definiu os pontos de contato, linguagem, tom de voz, montou seu documento de orientação...mas e agora? Como executar tudo isso?


Bom, agora é a hora que você mais precisa conhecer as tecnologias apropriadas para fazer tudo isso funcionar e apresentar resultados.


1. Monte um calendário comercial para pelo menos 06 meses, com as ações descritas em linhas gerais, mas de uma maneira que te ajude a acelerar o processo de execução das campanhas.


A imagem acima faz parte do nosso produto: Planejamento de estratégias digitais

2. Selecione as plataformas que vão te dar autonomia e velocidade na hora de usar seus canais (redes sociais, e-mail, etc) e faça um descritivo de como elas devem ser utilizadas


3. Monte previamente um modelo de relatórios que você possa usar para acompanhar as ações e compreender de forma eficiente o que está dando resultados e o que precisa ser ajustado.


A imagem acima faz parte do nosso produto: Planejamento de estratégias digitais

Lembre-se que a internet é uma ferramenta ótima e traz resultados, mas é preciso ter consistência e saber como atingir estes objetivos.


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Pensando em ajudar empresas e profissionais autônomos, nós criamos um modelo de atendimento para auxiliar estes passos do planejamento estratégico com objetivo de entregar pra você resultados reais. 🚀 Se você quiser saber mais, pode entrar em contato que nós ficaremos felizes em ajudar o seu negócio!

📧 contato@blumahub.com.br


Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora


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