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  • Foto do escritorBluma Hub

Black Friday: as empresas já estão se preparando. E você, já planejou a sua estratégia?

Atualizado: 29 de nov. de 2023


A Black Friday é uma data que surgiu e se espalhou pelos EUA como uma oportunidade de promover grandes volumes de vendas na sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças no País.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2010, como uma oportunidade única para os comerciantes proporcionarem descontos e movimentarem o comércio para o final de ano.


Segundo um estudo exclusivo pela AppsFlyer para a Revista Exame os downloads de apps de e-commerce aumentaram 100% durante pandemia, o que continua trazendo muitas oportunidades para o mercado de compras virtuais.


De acordo com a Méliuz, em 2020 o público aproveitou a data para comprar itens básicos, enquanto que em 2021 o foco foram desejos/sonhos de consumo. Neste ano, uma pesquisa realizada pela Globo afirma que:

50% dos consumidores pretendem comprar algo durante a BF 2022.

Um estudo do Instituto Reclame Aqui, realizado no mês de agosto com 12 mil consumidores, mostra que mesmo em um cenário de inflação alta, as pessoas desejam investir em produtos de maior valor. Para elas, o grande diferencial será o preço. Confira alguns insights:


⭐ 74,4% apontam que o preço é fator decisivo de compra

⭐ 73% da preferência do público é por eletrodomésticos e eletroportáteis

⭐ 38,2% querem descontos em compras à vista


Na Pesquisa da Globo, por sua vez, podemos ver que a Copa do Mundo está na mente dos consumidores:


56% dos respondentes afirmam que vão comprar algum produto por conta da Copa

Neste contexto, as pessoas vão buscar itens de moda, eletrônicos, supermercado, bebidas e artigos esportivos, entre outros produtos que podem fazer parte da preparação para assistir aos jogos do Brasil.


Como podemos ver, as dificuldades financeiras não tiraram a disposição das pessoas em gastar, mas as empresas precisam criar estratégias e fornecer descontos que realmente façam os olhos das pessoas brilharem.


 

Como as empresas estão se preparando para a BF?


O Instituto Reclame Aqui mostra que sim, as empresas já começaram a se planejar e que as vendas online seguem firmes e fortes, mesmo com a abertura das lojas no "mundo físico".


46,4% das empresas já começaram preparar suas estratégias para a Black Friday 2022

⭐ 36% delas pretendem investir em e-commerce ou marketplace para impulsionar as vendas


É importante pensar em descontos reais e promoções que tenham apelo às pessoas, como o frete grátis, por exemplo. Inclusive a gente fez um artigo aqui no blog só falando sobre esse tema. Vale conferir:




⚠ Então cuidado, pois todo mundo está pesquisando mais antes de fazer compras e não vai cair em "ciladas" na hora de escolher seus produtos.


74,4% dos consumidores consideram que há picaretagem na Black Friday ou não acreditam que vai haver descontos na principal data varejista do País.


Então fica o desafio para as empresas na hora de conquistar as pessoas e fazerem com que elas acessem e-commerces ou lojas físicas.


 

Pesquisar o comportamento de pesquisa e de compra do consumidor é essencial.


Um estudo publicado recentemente pelo Zero Moment of Truth (ZMOT) do Google cita que os comportamentos de pesquisa de produtos pelo consumidor são movidos por 6 necessidades: surpresa, ajuda, segurança, educação, emoção e pela possibilidade de ficar impressionado.


Pensando nisso, o Journal of Marketing foi entender qual é o caminho do cliente até a compra de produtos de varejo e descobriram que, em geral, os consumidores usam redes sociais duas semanas antes para pesquisar o produto que querem investir, antes da decisão final.


Ou seja, os varejistas precisam monitorar as suas redes e páginas, para entender como o consumidor está se comportando antes de realizar a compra. As redes sociais e o Google são canais de busca por informações valiosos e não podemos desperdiçar essa oportunidade, não é mesmo?


É por isso que o quanto antes a sua marca começar a se preparar, criar uma estratégia e investir em planejamento para mídias online, maiores as chances de se destacar em datas importantes como a Black Friday!

Agora, pensando em tudo isso, como a sua marca pode se preparar efetivamente para a BF desse ano? Confira algumas dicas que nós preparamos para você:


1 – Tenha seriedade e honestidade com o seu consumidor


Vou contar uma experiência bem pessoal minha. Fui comprar de uma marca de cosméticos que oferecia uma "super promo" de base e quando entrei na lista, só tinha um tom de base disponível com o valor reduzido.


Aí fui ver os batons “em promoção” e eles tinham o vencimento para daqui a dois meses. Cilada né, Bino? E quem já não leu um meme falando que a Black Friday é tudo pela metade do dobro? Sim, não aumente o valor dos seus produtos previamente para “fingir” um desconto. Pense em ações reais e possíveis para a sua marca e não trate o consumidor como bobo.


Ofereça cupons de descontos, crie kits especiais para aumentar o seu ticket médio, pense em oportunidades de programas de fidelidade e não esqueça do frete grátis, que também pode ser uma boa estratégia!



2 – Tenha uma verba específica de marketing para a Black Friday


Inclua no seu planejamento uma verba maior para esse período, para que a sua promoção realmente chegue até os consumidores. Imagine que todas as marcas estarão com investimento pesado nesse período, então você precisa se planejar, pois a competitividade pelo espaço publicitário aumenta e muito.


Uma ideia é fazer ações de forma antecipada (com mídia paga) e usar mais o recurso de envio de e-mails para uma base que você já tenha, pois pode ajudar a ficar mais barato e mais efetivo! E vale reforçar: o quanto antes você começar a nutrir os seus leads, maiores as chances de deixá-lo pronto para consumir o seu produto.


3 – Planeje, organize seus contatos e crie materiais digitais especiais para a data.


De que adianta uma super promoção na data se você não sabe qual a sua base de clientes? Se você não criar materiais atrativos e exclusivos? Se você não comunicar de forma criativa aos seus clientes?


A Black Friday merece uma campanha especial e lembre-se sempre que quanto mais segmentada a sua comunicação maior será o envolvimento do seu consumidor com a sua marca!



4 – Já pensou em atrelar a sua Black Friday a uma estratégia social?


Se a sua marca realmente tem no DNA a questão social, por que não pensar em uma ação que reverta para o bem? Por exemplo, para cada produto adquirido na BF, doe um para uma instituição ou para quem precisa. A doação pode ser até de parte dos lucros. Fazer o bem, ainda mais em um período de crise como o que estamos vivendo, vai ser relevante para a sua marca e para a sociedade como um todo.


Já para os consumidores, vale reforçar que o consumo deve ser consciente. Uma tendência super bacana é doar uma peça para uma instituição social para cada peça nova comprada. Brechós também são uma trend super bacana. Que tal buscar peças usadas, vintages, únicas e de qualidade?



5 – Pense em outras possibilidades de descontos futuros


Nem só de Black Friday vivem as suas vendas! Então, que tal pensar em ações que continuem após a BF? Descontos progressivos, cupons ou até mesmo um desconto para compras posteriores, que a pessoa possa utilizar para as compras de Natal, por exemplo?


A sua relação com o cliente ou com aquela pessoa que se mostrou interessada na sua marca, não precisa acabar. Aproveite a data para construir uma base de clientes fiéis e promover o seu programa de fidelidade para o seu cliente.



Dica Bônus: invista em estratégias de Tráfego Pago e Automação de Marketing com foco na BF


Sim, você precisa pensar de forma estratégica e otimizar seus recursos. E sabe por que a gente indica essas duas estratégias que podem, inclusive, ser usadas de forma conectada? Entenda cada uma delas e saiba mais.


Tráfego Pago: aqui estamos falando de investir em anúncios na internet. Você pode impulsionar anúncios em Redes Sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok), no Google e até mesmo em seu marketplace (Mercado Livre, Amazon Shopping, etc). Com os anúncios, você vai poder conduzir visitantes a páginas estratégicas para a sua empresa, como as de conversão.


Automação de Marketing/Inbound Marketing: essa é uma estratégia menos "imediata" do que a mídia paga, pois é preciso entender o público que você quer atingir e atuar para oferecer uma experiência personalizada para as pessoas nos diferentes canais online. O foco aqui é converter os "lead" de maneira automatizada. No médio e longo prazo, a automação possibilita aumentar suas vendas e receitas, diminuindo o custo de aquisição de clientes. O engajamento e a retenção de pessoas conectadas à sua marca também é um dos grandes benefícios dessa estratégia.


A gente preparou um ebook gratuito com o RD Station sobre Automação de Marketing. Clica aqui embaixo para baixar e ler.



E se você está pensando em investir em anúncios ou quer ter mais clareza sobre como a estratégia de Automação pode fazer o seu negócio crescer, chame a gente e vamos marcar um bate-papo.




Espero o seu contato. ;)


Um abraço, e até breve \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br

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