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  • Vanessa Siviero

Como preparar seu negócio para a Black Friday?

Atualizado: Out 19



As marcas já estãose preparando para Black Friday!

A Black Friday é uma data que surgiu e se espalhou pelos EUA como uma oportunidade de promover grandes volumes de vendas na sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças no País.


Aqui no Brasil a Black Friday chegou em 2010, como uma oportunidade única para os comerciantes proporcionarem descontos e movimentarem o comércio para o final de ano.


Segundo um estudo exclusivo pela AppsFlyer para a Revista Exame os downloads de apps de e-commerce aumentaram 100% durante pandemia COVID-19, o que traz muitas oportunidades para o mercado de compras virtuais.


E segundo pesquisa divulgada pela Méliuz sobre as tendências da BF, enquanto que no ano passado (2020) o público aproveitou a data para fazer compras de itens básicos, neste ano (2021), o foco são os desejos/sonhos de consumo.


Só para se ter uma ideia, 71% das pessoas entrevistadas pela Méliuz pretendem ir às compras durante a data.


Para 17,3% das pessoas que responderam a pesquisa, a Black Friday é uma excelente oportunidade para antecipar as compras de natal.


Outro insight interessante da pesquisa é que...

45,7% das pessoas se informam sobre as promoções em sites de busca;

45,5% das pessoas procuram as promoções nos sites das lojas;

35,6% dos consumidores se informam das vantagens pelos e-mails recebidos;

20,9% conferem os anúncios na internet para conhecer as liquidações.


Mas como ter mais informações sobre o comportamento de pesquisa e de compra do consumidor?


Um estudo publicado recentemente pelo Zero Moment of Truth (ZMOT) do Google cita que os comportamentos de pesquisa de produtos pelo consumidor são movidos por 6 necessidades: surpresa, ajuda, segurança, educação, emoção e pela possibilidade de ficar impressionado.


Pensando nisso, o Journal of Marketing foi entender qual é o caminho do cliente até a compra de produtos de varejo e descobriram que, em geral, os consumidores usam redes sociais duas semanas antes para pesquisar o produto que querem investir, antes da decisão final.


Ou seja, os varejistas precisam monitorar as suas redes e páginas, para entender como o consumidor está se comportando antes de realizar a compra. As redes sociais e o Google são canais de busca por informações valiosos e não podemos desperdiçar essa oportunidade, não é mesmo?


É por isso que o quanto antes a sua marca começar a se preparar, criar uma estratégia e investir em planejamento para mídias online, maiores as chances de se destacar em datas importantes como a Black Friday!

Agora, pensando em tudo isso, como a sua marca pode se preparar efetivamente para a Black Friday desse ano? Confira algumas dicas que nós preparamos para você:


1 – Tenha seriedade e honestidade com o seu consumidor.


Vou contar uma experiência bem pessoal minha. Fui comprar de uma marca de cosméticos que oferecia uma "super promo" de base e quando entrei na lista, só tinha um tom de base disponível com o valor reduzido. Aí fui ver os batons “em promoção” e eles tinham o vencimento para daqui a dois meses. Cilada né, Bino? E quem já não leu um meme falando que a Black Friday é tudo pela metade do dobro? Sim, não aumente o valor dos seus produtos previamente para “fingir” um desconto. Pense em ações reais e possíveis para a sua marca e não trate o consumidor como bobo. Ofereça cupons de descontos, crie kits especiais para aumentar o seu ticket médio, pense em oportunidades de programas de fidelidade e não esqueça do frete grátis, que também pode ser uma boa estratégia!



2 – Tenha uma verba específica de marketing para a Black Friday.


Inclua no seu planejamento uma verba maior para esse período, para que a sua promoção realmente chegue até os consumidores. Imagine que todas as marcas estarão com investimento pesado nesse período, então você precisa se planejar, pois a competitividade pelo espaço publicitário aumenta e muito. Uma ideia é fazer ações de forma antecipada (com mídia paga) e usar mais o recurso de envio de e-mails para uma base que você já tenha, pois pode ajudar a ficar mais barato e mais efetivo! E vale reforçar: o quanto antes você começar a nutrir os seus leads, maiores as chances de deixá-lo pronto para consumir o seu produto.


3 – Planeje, organize seus contatos e crie materiais digitais especiais para a data.


De que adianta uma super promoção na data se você não sabe qual a sua base de clientes? Se você não criar materiais atrativos e exclusivos? Se você não comunicar de forma criativa aos seus clientes? A Black Friday merece uma campanha especial e lembre-se sempre que quanto mais segmentada a sua comunicação maior será o envolvimento do seu consumidor com a sua marca!



4 – Já pensou em atrelar a sua Black Friday a uma estratégia social?


Se a sua marca realmente tem no DNA a questão social, por que não pensar em uma ação que reverta para o bem? Por exemplo, para cada produto adquirido na BF, doe um para uma instituição ou para quem precisa. A doação pode ser até de parte dos lucros. Fazer o bem, ainda mais em um período de crise como o que estamos vivendo, vai ser relevante para a sua marca e para a sociedade como um todo.

Já para os consumidores, vale reforçar que o consumo deve ser consciente. Uma tendência super bacana é doar uma peça para uma instituição social para cada peça nova comprada. Brechós também são uma trend super bacana. Que tal buscar peças usadas, vintages, únicas e de qualidade?



5 – Pense em outras possibilidades de descontos futuros.


Nem só de Black Friday vivem as suas vendas! Então, que tal pensar em ações que continuem após a BF? Descontos progressivos, cupons ou até mesmo um desconto para compras posteriores, que a pessoa possa utilizar para as compras de Natal, por exemplo? A sua relação com o cliente ou com aquela pessoa que se mostrou interessada na sua marca, não precisa acabar. Aproveite a data para construir uma base de clientes fiéis e promover o seu programa de fidelidade para o seu cliente.


E então, curtiu as dicas? Pra estar ainda mais preparado aproveita as inscrições para nossa imersão!


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Vanessa Siviero | @valsivi

Criadora de Conteúdo

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