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5 ações que a sua marca pode fazer para o Dia do Amigo!

Foto do escritor: Bluma HubBluma Hub

Atualizado: 29 de nov. de 2023

O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. A data recebeu reconhecimento mundial a partir da Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha criada para mostrar a importância das amizades para a vida das pessoas.


A Cruzada foi idealizada por um médico paraguaio, em 1958 e desde então 30 de julho é o Dia Internacional da Amizade. No Brasil, a data é celebrada no dia 20 de julho, como o Dia do Amigo. Em julho também podemos destacar o dia 30, que é o Dia Internacional da Amizade. Esta data foi instituída pela ONU visando promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo.

Para quem atua na área do marketing, é sabida a importância de aproveitar datas como essas para realizar ações de fortalecimento de marca e de vendas. E como ainda faltam alguns meses para a Black Friday e para o Natal, o Dia do Amigo pode ser uma ótima oportunidade.


Antes de trazer as nossas ideias, vamos falar um pouco sobre como se preparar para a data? Planejamento Digital é a chave para o sucesso. Então lembre-se dessas ações aqui embaixo sempre:


✅Defina uma meta a ser alcançada para a sua campanha (vale sempre dar uma olhada nos resultados do ano anterior para poder comparar depois os resultados).

✅Estabeleça um orçamento para a sua campanha.

✅Crie um planejamento detalhado de todas as ações: quem você quer impactar? Quais os canais que serão utilizados? Quais as ações que serão realizadas? Quais os materiais que precisam ser criados?

✅Prepare a sua equipe para responder às demandas com agilidade e cortesia. Deixe claro quem da equipe vai se envolver em cada etapa e realize os treinamentos necessários.

✅Confira seu estoque de produtos para não deixar seus clientes na mão.

✅Crie todos os materiais (design, conteúdo, etc.) com antecedência.

✅Atualize seu site/e-commerce se necessário.

✅Acompanhe as ações e seus resultados através das métricas estabelecidas no planejamento.

✅Avalie resultados, faça um relatório e dê feedback para a sua equipe.


Quer saber mais como criar um planejamento para as suas ações online? A Regi Santos tem um conteúdo super bacana sobre isso aqui no blog. Vale a leitura:



Agora que você já sabe um pouco mais sobre como se planejar, vamos conferir 5 ideias de ações que você pode realizar?


1 – Indique um amigo e ganhe um desconto

Essa ação já é bem conhecida e pode funcionar em diversas áreas, como salões de beleza, academias, assinaturas e cursos em geral. Você fortalece sua relação com quem já é seu cliente e faz com que seu trabalho seja conhecido por ainda mais pessoas. Além disso, você pode usar como argumento o próprio benefício de realizar uma ação com o amigo. Quem não gosta de dividir momentos com aquela pessoa especial, não é mesmo?



2 – Pague um leve dois


Outro formato bem popular e que é muito utilizado por marcas é o pague um leve dois. Sugerir chamar aquele amigo ou amiga para dividir uma compra é a certeza de agradar ao cliente e ainda ganhar mais um comprador. Aproveite o "boom" das compras virtuais e incentive o acesso aos produtos pelo seu site ou marketplace. Mas se você ainda não vende, mas quer começar a comercializar seus produtos online, fica a dica desse post sobre marketplace que a Regi fez aqui no blog pra gente:


3 – Envie um produto para o seu amigo

Para quem trabalha em sistema de tele-entrega, cestas personalizadas ou até mesmo com produtos de higiene e beleza, essa é uma iniciativa bem legal. Enviar produtos para seus amigos é gentil e certamente vai ter um resultado super positivo. Para ser ainda mais criativo, que tal oferecer a oportunidade do cliente escolher um cartão

e personalizar com uma mensagem especial? Nas redes sociais, você pode criar uma hashtag e repostar sempre que algum dos presenteados fizer um post, vídeo ou stories com a # ou marcando a sua marca.


4 – Marque um amigo nas redes sociais e ganhe

prêmios


Esse formato de ação é um pouco "batido", mas ainda aparece bastante, principalmente no Instagram. Nesse caso, as marcas oferecem prêmios duplos, assim a pessoa que indicou e o seu amigo ganham um prêmio ou um brinde. Além de trazer engajamento nas redes sociais, você oferece a oportunidade de um amigo presentear o outro de uma forma especial.

⚠Mas cuidado: verifique as normas e regras para fazer este tipo de ação dentro das plataformas digitais, para não correr o risco de ter o seu perfil suspenso.


5 – Adquirir um produto que gera uma doação para uma causa social!


O engajamento social das marcas tem sido algo muito valorizado pelos clientes e tem se tornado ainda mais evidente em tempos de pandemia, que trouxeram grandes discussões sobre responsabilidade social e ambiental. Marcas que apoiam causas e são verdadeiras e sinceras com seus clientes ganham visibilidade e conquistam o coração das pessoas. Então imagine que uma marca proporcione ao cliente adquirir um produto e ainda ajudar uma causa social em nome da amizade? Nesse caso, vale sempre cuidar para que a causa esteja alinhada aos valores da empresa que está fazendo a ação social, pois se não você corre o risco de parecer oportunista. Se a sua marca levanta uma bandeira, você pode provocar engajamento e ainda oportunizar doações para um projeto social que precisa. É de deixar qualquer coraçãozinho orgulhoso! ❤️

E então, gostou das dicas? O mais importante é que essas ações sejam genuínas e tenham a ver com o espírito da marca.

Planeje e crie ações que você sinta que são realmente legais e que estejam alinhadas ao seu propósito.



Não esqueça, no entanto, que você precisa DIVULGAR essas ações. Use e abuse das redes sociais, banners para site, e-mail marketing e invista em estratégias como Automação de Marketing e Tráfego Pago (anúncios para marketplace, Social Ads e Google Ads).


E se você precisa de ajuda para se planejar para essa ou outras datas importantes do ano, nós podemos te ajudar tanto com o seu planejamento quanto com a execução das ações digitais. Que tal entrar em contato pra falarmos mais sobre esse assunto? É só clicar nesse botão aqui embaixo e me dar um oi no whats. Te espero! :)



Um abraço, e até breve \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br

 
 
 

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