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Marketplace: Comece a vender online

Se você trabalha com produtos, certamente já se deparou com a perspectiva de vender online e junto com essa possibilidade diversas dúvidas costumam surgir como: Como criar uma loja virtual? É melhor vender pela minha loja ou por um marketplace? Contrato uma plataforma personalizável ou faço do zero?


Então, sabendo que todas essas dúvidas exitem eu resolvi escrever esse artigo trazendo algumas informações relavantes que vão esclarecer diversas dúvidas e te fazer entender porque é melhor começar vendendo por um marketplace ao invés de criar um e-commerce do zero!



VANTAGENS DE VENDER ONLINE

Empresas decidem vender online por diversos motivos, mas sem dúvida o principal deles é que é vantajoso para o negócio como um todo. Veja alguns benefícios de vender online:


🛒 Atingir localidades que você não alcançaria apenas com uma loja física.

🛒 Não há necessidade de ter um ponto de venda para vender online.

🛒 É possivel começar com um baixo investimento inicial.

🛒 Vender sob demanda no caso de produtos personalizados ou artesanais.

🛒 Funcionamento 24h.

🛒 Exige menos manutenção que uma loja física.

🛒 Personalização da experiência do consumidor.

🛒 Acompanhamento de dados apra tomadas de decisão.


Mas atenção! nem tudo são flores, ainda que seja super atrativo vender online, vai ser necessário esforço e investimento em dinheiros para poder ter recorrência e tornar a marca conhecida. Não acontecerá do dia para a noite e primeira decisão que precisa ser tomada é sobre o formato da loja que você quer ter.



LOJA PRÓPRIA OU MARKETPLACE?

LOJA PRÓPRIA: Escolher criar uma loja do zero pode ser desafiador se você possui poucos conhecimentos do universo digital. Mas, de forma breve é preciso compreender que será necessário pelo menos os passos abaixo:


👉 Escolher o tipo de plataforma que você vai usar para vender (pode ser uma personalizável como a loja integrada/woocomerce/nuvemshop ou criar do zero com alguma empresa contratada).


Eu já posso te dizer que pra começar usar uma plataforma pronta que permita customização é sempre uma ótima opção.

👉 Fazer configurações técnicas será imprescindível, entre elas está a escolha e compra do domínio, determinação de hospedagem, conexões com redes sociais e contas de anúncios, tornar o site bom para navegação móvel, etc.


👉 Investir em tráfego pago é necessário para tornar seu site conhecido. Sem investimento em anúncios você precisará de um esforço muito maior para divulgar e fazer as pessoas acessarem para comprar seus produtos.


👉 Criar ofertas atrativas para que as vendas aconteçam mais facilmente e aqui temos os cupons de desconto e frete grátis como os queridinhos dos usuários.



MARKETPLACE: O Marketplace é um grande site que reune vários comerciantes de diversos nichos com o objetivo de tornar mais fácil para o usuário encontrar tudo o que ele precisa em um só lugar.


Para quem está começando a vender online esse pode ser um caminho muito atrativo pois, de forma geral estes sites já possuem as confirgurações avançadas prontas e você precisará se dedicar à disponibilizar e enviar seus produtos além de fazer uma boa comunicação.

Veja abaixo algumas facilidades de vender por esse meio:


👉 Oferecem uma busca mais completa de produtos

👉 São atrativos ao usuário pois tem entregam muita variedade

👉 Apresentam resenhas e opiniões de quem já comprou

👉 Entregam uma boa navegabilidade e uma boa experiência móvel

👉 Investem em mídia paga para divulgar a plataforma como um todo

👉 Oferecem frete grátis por conta da plataforma


Além destas facilidades todas reflita sobre o aspecto de que você poderá se concentrar em menos questões técnicas relacionadas ao site podendo se dedicar à comunicação da marca, gestão de produtos e também focar na logística, que acredite, vai ser um desafio!



COMPORTAMENTO DE COMPRA DO USUÁRIO

Fora as vantagens que eu já citei no tópico acima, ainda existe toda a questão do comportamento de busca dos usuários, veja informações relavantes sobre esse tema.


75% dos compradores na América Latina fazem sua primeira pesquisa de produtos direto em um e-commerce.

7 de cada 10 buscas feitas pelos usuários não possuem nenhuma marca

Vendedores que utilizam campanhas de ads aumentam suas vendas em 25%
Fonte: First Search GFK Study

E isso acontece porque plataformas de marketplace ofecem:








Busca mais direta

Variedade de produtos

Envio gratuito

Filtros para ofertas e preços





Resenhas e opiniões

Navegabilidade e

boa experiência móvel


Todos esses pontos listados acima acabam causando menos fricção na hora da decisão de compra trazendo diversas vantagens para as empresas.


Além de tudo isso, diversas plataformas de marketplace oferecem suas próprias plataformas de anúncios o que torna as campanhas ainda mais segmentadas e evita dispersão de verba!



CONSTRUÍNDO UMA BOA COMUNICAÇÃO

Depois de todos estes pontos que eu abordei até aqui, quero finalizar o texto com algumas dicas importantes para tornar sua loja (seja ela propria ou Mktplace) mais atrativa, encontrável e relevante.


🧡 Busque sempre ir atrás de melhorar a experiência de compra dos seus clientes.


🧡 Use ferramentas como o Google Trends para descobrir como as pessoas pesquisam pelo que você vende.


🧡 Crie títulos corretos e consistentes para seus produtos.


🧡 Publique fotografias com boa qualidade e mostre os detalhes lindos que seus produtos possuem.


🧡 Na descrição dos produtos faça um texto com explicações técnicas e características do produto, mas não esqueça que um texto emocional também é essencial.


🧡 Cadastre seus produtos sempre com a classificação correta para facilitar a descoberta. DICA: aqui você pode utilizas as pesquisas feitas no tópico 2.


🧡 Mantenha sempre atualizada a quantidade de estoque disponível dos produtos.


🧡 Sempre que possível, despache a mercadoria no mesmo dia.


🧡 Mantenha preços competitivos!


Então, para concluir, a minha recomendação para quem vai criar sua primeira loja virtual é (pelo menos no primeiro momento) escolher criar uma loja em algum marketplace pois assim você terá mais tempo para se dedicar às atividades administrativas e de comunicação da sua loja virtual.


Aproveite todas essas dicas para vender ainda mais online e se precisar de ajuda com tráfego pago, conta com a gente ♥



Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

@blumahub | @regidani



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