As vendas digitais crescem a cada dia, mas para crescer e expandir a atuação do seu negócio, alguns passos são essenciais!

As vendas online ganharam mais espaço no dia a dia dos consumidores, impulsionadas pela pandemia COVID-19, quando muitos negócios físicos precisaram fechar as portas e se reinventar. Desde então, a realidade é que os e-commerces só crescem.
“O futuro dos e-commerces parece muito promissor, pois a pandemia acelerou significativamente a adoção do comércio eletrônico em todo o mundo. Com as restrições de movimentação e a necessidade de distanciamento social, as pessoas passaram a fazer mais compras online, e muitas delas descobriram as vantagens e a comodidade de fazer compras pela internet”
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - ABCOMM - os e-commerces serão responsáveis por atingir R$ 185,7 bilhões em vendas neste ano de 2023. No estudo da ABCOMM, as expectativas de faturamento para os próximos anos também são impactantes: R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026 e R$273 bilhões em 2027.
Mas se você quer começar o seu negócio no mundo digital e ainda não sabe como, fique calmo! Hoje vamos trazer algumas dicas bem interessantes para esse processo.
Loja Virtual: por onde começar?
Para responder essa pergunta, fomos buscar o conhecimento de quem entende desse mercado. Lucas Uler, Consultor da UOOU, empresa especializada no desenvolvimento e implantação de soluções para lojas virtuais, cita alguns passos essenciais para começar um negócio online.
✅Definir seu nicho de mercado: “É importante escolher um nicho de mercado específico que você deseja atender, de forma a diferenciar sua loja online dos concorrentes”.
✅Fazer um planejamento financeiro: “Para iniciar um e-commerce, é preciso considerar os custos iniciais de desenvolvimento e manutenção do site, além dos custos operacionais, como estoque, embalagem e envio dos produtos”.
✅Escolher uma plataforma de e-commerce: “Existem diversas opções de plataformas de e-commerce no mercado, que oferecem diferentes recursos e preços. É preciso escolher uma plataforma que atenda às suas necessidades e orçamento”.
✅Registrar um domínio e contratar uma hospedagem: Essa etapa mais técnica é importante para colocar o seu e-commerce online.
✅Desenvolver um layout atrativo: "O layout do site é muito importante para atrair e converter visitantes em clientes. É preciso desenvolver um layout que seja atraente e intuitivo para os usuários”.
✅Cadastrar os produtos de forma completa: “É preciso cadastrar os produtos que serão vendidos no e-commerce, com fotos, descrições e preços”.
✅Configurar as formas de pagamento: “É importante oferecer opções de pagamento seguras e variadas para os clientes”.
✅Definir uma estratégia de marketing: “É preciso definir uma estratégia de marketing para divulgar o e-commerce e atrair clientes, seja por meio de redes sociais, anúncios pagos ou outras formas de publicidade”.
✅Monitorar os resultados: “Monitorar constantemente os resultados do e-commerce, a fim de identificar possíveis problemas e oportunidades de melhoria é essencial”.
“Para facilitar o processo, contratar uma boa plataforma pode ser uma excelente ideia, como a Uoou Solutions, plataforma reconhecida pelo excelente suporte e atendimento humanizado”.
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
7 benefícios de vender através de uma plataforma online!
Se você tem um produto que tem potencial de ser comercializado online, uma boa estratégia de marketing e vontade de ter mais pessoas tendo contato com a sua marca, então o e-commerce é um caminho importante para o seu negócio. Em parceria com a UOOU, listamos os 7 principais benefícios para quem começa a vender online:
✔ 1. Alcance Nacional: uma plataforma de e-commerce permite que você alcance clientes em todo o país, expandindo significativamente sua base de clientes.
✔ 2. Flexibilidade: vender através de uma plataforma online permite que você trabalhe em horários flexíveis, sem as restrições de um horário comercial fixo.
✔ 3. Baixo custo inicial: iniciar um negócio online geralmente tem um custo inicial menor em comparação a um negócio físico tradicional, já que você não precisa alugar ou construir um espaço físico.
✔ 4. Possibilidade de escala: com uma plataforma de e-commerce, é mais fácil escalar o seu negócio, já que você pode aumentar a produção e o estoque sem precisar aumentar o tamanho da sua loja física.
✔ 5. Maior eficiência: vender online permite que você automatize muitos processos, como a gestão de estoque, pagamentos e envios de produtos, o que pode resultar em maior eficiência e redução de custos.
✔ 6. Melhor experiência para o cliente: uma plataforma de e-commerce permite que você ofereça aos seus clientes uma experiência de compra mais conveniente, com opções de pagamento online, envio direto para o endereço do cliente e suporte ao cliente 24/7.
✔ 7. Dados de análise: uma plataforma de e-commerce pode fornecer dados detalhados sobre o comportamento do cliente, permitindo que você identifique padrões de compra, compreenda melhor as necessidades dos clientes e tome decisões mais informadas sobre a gestão do seu negócio.
“Aqui na UOOU nós sabemos que o cliente não pode ficar um minuto sequer offline, por isso trabalhamos para garantir que o site permaneça sempre no ar.”
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
Estratégia de Marketing: como utilizar o digital para impulsionar as suas vendas?
Como o Lucas disse, uma estratégia de marketing adequada vai ser o caminho para que o seu negócio apareça e venda mais no digital. Além disso, em um cenário cada vez mais competitivo, garantir um bom atendimento em todos os canais da empresa pode fazer a diferença na hora de fechar uma nova venda.
Segundo Regi Santos, Sócia-Diretora da Bluma Hub, algumas estratégias não podem faltar para quem quer fazer o seu e-commerce decolar. Confira quais são elas:
🚀Tráfego Pago em Redes Sociais: A mídia paga é o caminho para garantir que os produtos e serviços cheguem nas pessoas certas e no momento exato em que estão procurando uma solução, além de levar mais pessoas a terem contato com a sua marca.
"O tráfego pago gera conversões como compras, cadastros, ligações e até mesmo visitas em uma loja física, além de incentivar as pessoas a se engajarem com as suas redes sociais, curtindo, comentando, mandando mensagens e/ou compartilhando seus conteúdos"
Regi Santos | Sócia-Diretora da Bluma Hub
🚀Tráfego Pago no Google: Quando você anuncia na Rede de Pesquisa do Google Ads e alguém pesquisa por um termo relacionado a uma das palavras-chave que você definiu como relevante para o seu negócio, você estará lá. Você também pode anunciar na rede de display do Google, que possibilita criar anúncios em formatos de vídeo, imagem e texto. Esse tipo de anúncio aparece em sites parceiros do Google, do YouTube, do Gmail e em aplicativos parceiros.
“Através do Google, você pode impactar seus potenciais clientes em diferentes canais”.
Regi Santos | Sócia-Diretora da Bluma Hub
🚀Inbound Marketing/Automação de Marketing: essa é uma estratégia mais robusta para a captação de leads, que engloba um conjunto de ações de marketing para atrair e converter clientes usando conteúdo relevante e explorando canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. Além disso, implantar ferramentas para Automação de Marketing Digital é uma forma de poupar tempo e agilizar processos.
"O Marketing de Atração é uma excelente estratégia para transformar leads em clientes e trazer mais visibilidade para o seu negócio. Através de conteúdos ricos (ebooks, vídeos, posts, artigos, texto para blog, etc.), uma marca consegue se tornar referência na sua área de atuação"
Regi Santos | Sócia-Diretora da Bluma Hub
🚀E-mail marketing: Oferecer conteúdo qualificado para a sua base de e-mails vai nutrir os leads até que estejam prontos para comprar o seu produto/serviço.
“Com uma estratégia qualificada, você vai garantir uma comunicação mais dinâmica, melhorando a retenção de clientes e diminuindo seus custos de aquisição”
Regi Santos | Sócia-Diretora da Bluma Hub
Lucas Uler, da UOOU, complementa dizendo “que o envio de e-mails personalizados para sua lista de clientes pode ser uma forma eficaz de aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes”. Ele ainda faz uma sugestão: “Você pode enviar ofertas especiais, atualizações sobre novos produtos ou outras informações relevantes”. Segundo ele, algumas estratégias não podem faltar na hora de se comunicar com o seu cliente através do digital:
🚀Otimização para motores de busca (SEO): É importante otimizar seu site para motores de busca, como o Google, para que ele apareça nos resultados de busca quando os usuários pesquisam por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.
“Isso pode ser feito através da criação de conteúdo relevante e otimização das páginas do seu site com palavras-chave específicas”
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
🚀Marketing de conteúdo: “Produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, como postagens em blogs, vídeos, infográficos, entre outros, pode ser uma forma eficaz de aumentar o tráfego do seu site, criar engajamento com os clientes e estabelecer sua marca como uma autoridade em seu nicho”, reforça o Consultor.
🚀Mídias sociais: O uso de plataformas de mídia social, como o Instagram, Facebook, LinkedIn, TikTok, entre outras, podem ajudar a promover sua marca e seus produtos.
“É importante escolher as plataformas que são mais relevantes para o seu público-alvo e compartilhar conteúdo regularmente”
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
🚀Marketing de Influência: Lucas lembra que “trabalhar com influenciadores para promover seus produtos, também pode ser uma forma eficaz de alcançar novos públicos e aumentar as vendas”.
🚀Marketing de afiliados: Para quem não conhece, essa é uma estratégia através da qual outros sites e blogueiros promovem seus produtos em troca de uma comissão sobre as vendas geradas.
“Para isso é importante ter integrações de marketing avançadas, por isso nós sempre temos o cuidado de ativar todas as integrações necessárias para você maximizar todo seu alcance nas suas vendas”
Lucas Uler | Consultor de E-commerce da UOOU Solutions
Então, como você pode ver, são muitas as formas de promover a estratégia de marketing para a sua loja virtual.
Mas você precisa, antes de tudo, ter um planejamento digital adequado às suas necessidades, indicando quais as etapas, o investimento e como você pode crescer e investir cada vez mais no marketing digital da sua empresa. O caminho pode ser através das redes sociais, de anúncios em Social e Google, através de e-mail marketing... O importante é que você esteja atento ao seu público e como ele vai consumir seu produto e ter uma ótima experiência com a sua marca tanto no meio físico, quanto no virtual.
"É importante ter um conjunto de estratégias de marketing para atrair e converter clientes usando conteúdo relevante e explorando canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para que a sua marca seja encontrada e escolhida pelo público consumidor".
Regi Santos | Sócia-Diretora da Bluma Hub
Será que os e-commerces têm futuro?
Além dos dados que a gente já citou no começo dessa matéria, tudo indica que o comércio eletrônico tem grande potencial de expansão.
“A evolução tecnológica está permitindo que os e-commerces ofereçam cada vez mais recursos e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, como a personalização de ofertas, a inteligência artificial para recomendações de produtos, a realidade aumentada para experimentação virtual, entre outros”, explica Lucas.
O Consultor traz outro aspecto interessante nesse cenário, que é a expansão do comércio eletrônico para além dos tradicionais bens de consumo, como eletrônicos, roupas e alimentos, para outras áreas, como serviços e produtos digitais, por exemplo.
Para ele, “o sucesso dos e-commerces dependerá da capacidade de adaptação e inovação das empresas, que precisarão oferecer produtos de qualidade, preços competitivos, segurança nas transações e entrega rápida e confiável para conquistar e fidelizar os consumidores”.
Regi também destaca que, com cada vez mais empresas entrando nesse mercado, um bom planejamento de marketing digital pode ser a diferença entre um negócio que cresce e se desenvolve e outro que pode acabar estagnado. Lucas concorda que “a concorrência será cada vez mais acirrada, o que exigirá investimentos em marketing, tecnologia e logística para se destacar no mercado”.
A Uoou Solutions e a Bluma Hub estão atentas a esse mercado, por isso atuam de forma a evoluir constantemente e levar inovações para seus clientes, incentivando sempre o crescimento digital!
E você, já está pronto para dar o próximo passo e começar a vender online?
Então entre em contato e vamos conversar :)
Um abraço, e até breve \o/
Equipe Bluma
@blumahub | contato@blumahub.com.br
*Esse conteúdo foi produzido em parceria com a UOOU Solutions.
Comments