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  • Vanessa Siviero

Tom de voz, linguagem e SAC: defina o ponto de contato e conquiste clientes




Antes de partir para a criação de conteúdo para os canais digitais de sua marca, uma etapa de planejamento de conteúdo é essencial para atingir os resultados esperados. Saber o tom de voz, a linguagem e a forma de interagir no seu SAC é tão importante quanto criar um design atrativo, promover seu material e gerar relatório sobre o resultado das suas postagens.


A forma como você vai interagir com seus clientes contribui, também, para construir a sua reputação das redes sociais. Mais do que comprar um produto, as pessoas querem interação, informação, dicas e conteúdos autênticos nas redes que seguem.


Por isso é importante pensar qual a melhor abordagem para conversar com as pessoas através dos canais digitais, criando um diálogo aberto, verdadeiro e sincero com os clientes e potenciais consumidores do seu serviço/produto.


[QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE PLANEJAMENTO? VEJA ESSE POST]


Como definir o tom de voz da sua marca?


Para chegar até o tom de voz ideal para a sua marca, é preciso conhecer a sua Brand Persona, e fazer algumas perguntas relevantes, como:


- No que a sua marca acredita?

- Quais os valores da sua marca?


- O que faz da sua marca única, tornando ela diferente dos seus concorrentes?


- Quem é e quas são as características do seu público-alvo (seu público não pode ser todo mundo ok?) ?


- Como você pode contribuir de alguma forma com as discussões mais relevantes da sua comunidade?


Vale fazer o seguinte exercício:

SUA VOZ É_________ (adicione um traço da sua personalidade.)


E a partir desse traço você vai criar respostas que sejam condizentes com as características da sua voz. Se a sua marca é simpática, alegre e jovial, você precisar escrever respeitando essas características.


Interessante, não é mesmo? Agora vamos falar sobre linguagem!


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Qual a melhor linguagem para a sua marca?


A internet trouxe uma linguagem própria para se comunicar com as pessoas. Direta, objetiva, criativa e precisa estar alinhada à rapidez com a qual as pessoas buscam as informações nas mídias digitais.


No entanto, é primordial na hora da escrita é saber o quê e, para quem escrever.


Além disso, é preciso estar atento ao que você vai escrever, como vai se comunicar, pois nas redes as informações se replicam de uma maneira muito veloz, e isso vale para o positivo e o negativo.


Sendo assim, é importante:

  1. Investir no conteúdo adequado.

  2. Monitorar e responder sempre as interações com o público.

  3. Converse com a sua audiência, mantenha o relacionamento ativo, previna crises.

  4. Cuidado com vocabulário rebuscados e técnicos.

  5. Lugar de fala: entenda qual o da sua marca.

  6. Nunca, nunca, utilize linguagem pejorativa ou preconceituosa. Discriminação nunca. Jamais!


Construir um relacionamento nos canais digitais leva tempo, pesquisa e a capacidade de encontrar a sua melhor linguagem para engajar os seus interlocutores.


E para finalizar, vamos falar sobre a importância de colocar todos esses aprendizados no seu SAC.


SAC: a importância de criar comunicação com o seu cliente!


O SAC agrega todos os canais de atendimento de uma empresa. As redes sociais, inclusive, se tornaram um canal extremamente importante de conversa com o consumidor.


Lembra como era burocrático e difícil conversar com as empresas? Hoje, esse diálogo está muito mais aberto, ágil e descomplicado. E o SAC é uma oportunidade importante para estreitar o laço com o público.


Fique ligado: esteja pronto para se atualizar e se adaptar ao consumidor, atendendo as suas demandas e criando uma experiência agradável e eficiente para o seu público.


Para implantar um SAC eficiente, é necessário:

  1. Analisar dados: pesquise números e informações sobre o seu usuário.

  2. Aproveitar as oportunidades que os canais digitais oferecem. Por exemplo, se você percebe uma dúvida constante do público sobre determinado serviço ou produto, crie conteúdos sobre o tema para os seus clientes.

  3. Automatizar para ganhar tempo: os chatbots ou as respostas automáticas que podemos configurar nas plataformas são opções para se comunicar com o seu cliente de forma rápida e inteligente.


E lembre-se sempre que a sua comunicação precisa ser honesta, verdadeira, autêntica e, acima de tudo, humana!


Um abraço, e até a próxima!



Conteúdo criado por Vanessa Siviero | @valsivi

Revisão: Regi Santos | @regidani


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