
Antes de partir para a criação de conteúdo para os canais digitais de sua marca, uma etapa de planejamento de conteúdo é essencial para atingir os resultados esperados. Saber o tom de voz, a linguagem e a forma de interagir no seu SAC é tão importante quanto criar um design atrativo, promover seu material e gerar relatório sobre o resultado das suas postagens.
A forma como você vai interagir com seus clientes contribui, também, para construir a sua reputação das redes sociais. Mais do que comprar um produto, as pessoas querem interação, informação, dicas e conteúdos autênticos nas redes que seguem.
Por isso é importante pensar qual a melhor abordagem para conversar com as pessoas através dos canais digitais, criando um diálogo aberto, verdadeiro e sincero com os clientes e potenciais consumidores do seu serviço/produto.
Como definir o tom de voz da sua marca?
Para chegar até o tom de voz ideal para a sua marca, é preciso conhecer a sua Brand Persona, e fazer algumas perguntas relevantes, como:
- No que a sua marca acredita?
- Quais os valores da sua marca?
- O que faz da sua marca única, tornando ela diferente dos seus concorrentes?
- Quem é e quas são as características do seu público-alvo (seu público não pode ser todo mundo ok?) ?
- Como você pode contribuir de alguma forma com as discussões mais relevantes da sua comunidade?
Vale fazer o seguinte exercício:
SUA VOZ É_________ (adicione um traço da sua personalidade.)
E a partir desse traço você vai criar respostas que sejam condizentes com as características da sua voz. Se a sua marca é simpática, alegre e jovial, você precisar escrever respeitando essas características.
Interessante, não é mesmo? Agora vamos falar sobre linguagem!
Qual a melhor linguagem para a sua marca?
A internet trouxe uma linguagem própria para se comunicar com as pessoas. Direta, objetiva, criativa e precisa estar alinhada à rapidez com a qual as pessoas buscam as informações nas mídias digitais.
No entanto, é primordial na hora da escrita é saber o quê e, para quem escrever.
Além disso, é preciso estar atento ao que você vai escrever, como vai se comunicar, pois nas redes as informações se replicam de uma maneira muito veloz, e isso vale para o positivo e o negativo.
Sendo assim, é importante:
Investir no conteúdo adequado.
Monitorar e responder sempre as interações com o público.
Converse com a sua audiência, mantenha o relacionamento ativo, previna crises.
Cuidado com vocabulário rebuscados e técnicos.
Lugar de fala: entenda qual o da sua marca.
Nunca, nunca, utilize linguagem pejorativa ou preconceituosa. Discriminação nunca. Jamais!
Construir um relacionamento nos canais digitais leva tempo, pesquisa e a capacidade de encontrar a sua melhor linguagem para engajar os seus interlocutores.
E para finalizar, vamos falar sobre a importância de colocar todos esses aprendizados no seu SAC.
SAC: a importância de criar comunicação com o seu cliente!
O SAC agrega todos os canais de atendimento de uma empresa. As redes sociais, inclusive, se tornaram um canal extremamente importante de conversa com o consumidor.
Lembra como era burocrático e difícil conversar com as empresas? Hoje, esse diálogo está muito mais aberto, ágil e descomplicado. E o SAC é uma oportunidade importante para estreitar o laço com o público.
Fique ligado: esteja pronto para se atualizar e se adaptar ao consumidor, atendendo as suas demandas e criando uma experiência agradável e eficiente para o seu público.
Para implantar um SAC eficiente, é necessário:
Analisar dados: pesquise números e informações sobre o seu usuário.
Aproveitar as oportunidades que os canais digitais oferecem. Por exemplo, se você percebe uma dúvida constante do público sobre determinado serviço ou produto, crie conteúdos sobre o tema para os seus clientes.
Automatizar para ganhar tempo: os chatbots ou as respostas automáticas que podemos configurar nas plataformas são opções para se comunicar com o seu cliente de forma rápida e inteligente.
E lembre-se sempre que a sua comunicação precisa ser honesta, verdadeira, autêntica e, acima de tudo, humana!
Um abraço, e até a próxima!
Equipe Bluma
@blumahub | contato@blumahub.com.br
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