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  • Foto do escritorBluma Hub | Regi Santos

Porque o marketing digital não funciona para o meu negócio?

Atualizado: 28 de nov. de 2023



Você já sentiu essa ansiedade e já se perguntou "Porque o marketing digital não está funcionando para o meu negócio"?


Sabemos que vivemos um momento de mercado desafiador e frequentemente temos refletido essa pergunta que todas as empresas fazem em algum momento, e não se engane, não são apenas as pequenas empresas que passam por esse questionamento!


Então, resolvi trazer aqui quatro perguntas essenciais, com o objetivo de ajudar a desenvolver soluções para este problema e te fazer refletir sobre os aspectos das estratégias digitais para que você tenha uma marca consolidada.


Com essas perguntas eu pretendo te ajudar a avaliar o cenário de forma realista ao longo do caminho, então pega um bloquinho e uma caneta e vamos lá!


 

Você está pensando no marketing ou apenas no digital?

Essa pergunta não é nova, e quem nos acompanha sabe que um dos nossos mantras é explicar que o digital é um recurso do marketing, por isso já quero deixar claro que é imprescindível avaliar questões estratégicas passando por:


🧐 Análise de Objetivo: Sua marca saber o que pretende atingir com as ações de comunicação? E aqui não vale falar que quer aumentar as vendas, é necessário ser específico entendendo como estas vendas acontecem (a partir de uma reunião? uma ligação? um formulário de cadastro?)


🧐 Análise de Ambiente: Avalie tudo o que você pode ou não pode controlar de acordo com seu segmento de atuação.


🧐 Análise de recursos disponíveis: Saiba claramente o que é possível dentro da sua realidade, entenda o que pode ser feito internamente e o que precisará ser feito por fornecedores ou por parceiros. Avalie qual o valor disponível para investimento em anúncios e lembre-se que se você gerencia um negócio é sempre uma boa escolha terceirizar o que não faz muito bem ou o que te toma tempo demais!



A partir da avaliação destes três pontos essenciais é possíve compreender que nem tudo está relacionado ao online e quando estiver vai ser porque sua empresa possui perfil e recursos para trabalhar dentro deste tipo de estratégia.


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Quer entender um pouco mais sobre este tema? Recomendo a leitura do post Marketing x Marketing digital, entenda as principais diferenças

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Supondo que sua empresa está interessada em usar o ambiente digital para criar uma presença e fechar negócios, então temos uma segunda pergunta 👇


Eu estou preparado para criar uma presença digital?

Eu sei que parece uma pergunta desnecessária, principalmente porque hoje ter uma presença online é considerado essencial. Mesmo assim pense sobre alguns aspectos para que não seja necessário se perguntar porque o marketing digital não funciona para o seu negócio!


Primeiro de tudo, pare de acreditar que o marketing digital é fácil e os resultados aparecem como mágica e aceite que você vai precisar se comprometer e se envolver mesmo quando contratar um fornecedor (agência/freela) para te ajudar.


Sendo assim leve em consideração que mesmo sendo possível criar uma presença de forma gratuita, em algum momento você vai precisar evoluir e utilizar artifícios pagos (como anúncios ou outros recursos).


Para um funcionamento pleno dentro do online nós recomendamos sempre alguns recursos mínimos que são:


  • Um bom site.

  • Ter um cadastro no google meu negócio.

  • Páginas ativas em redes sociais que possuem o perfil do seu público sempre dando preferência para criar as páginas no formato comercial.


Além destes três pontos também é interessante providenciar os logins e perfis de contas ou gerenciadores de anúncios necessários. Tudo isso nos leva ao próximo questionamento que também é bastante popular.


Eu preciso mesmo de todas essas ferramentas?

Um dos grandes desafios da gestão de marketing digital é a quantidade de ferramentas disponíveis (gratuitas e pagas), que permitem que você faça ou avalie milhões de coisas diferentes. O grande ponto aqui é muitas vezes as empresas usam tantos instrumentos diferentes que desperdiçam energia em coisas completamente inúteis.


Neste caso compreenda quais ferramentas vão te ajudar de verdade sabendo que:


✋Nem sempre sua empresa precisa de um complexo sistema para tratamento de dados.

✋ Seu negócio não precisa entrar correndo em cada nova rede social do momento.

✋ Procure opções gratuitas antes de escolher as pagas.

✋ Teste as ferramentas pagas por um mês antes de contratar planos mais longos.

✋ Observe se você vai ter tempo para se dedicar na utilização ou avaliação deste recurso.


É necessário altos investimentos em anúncios para ter resultados?

A resposta aqui é relativamente simples: Não é necessário um investimento estratosférico para sentir os efeitos positivos a partir do ambiente digital, mas também é preciso entender que você vai ter variações conforme alguns pontos que listei a seguir:


🟢 Segmento de atuação: como em outros canais, temos nichos com mais ou menos investimento em mídia ou fluxo de publicações e isso gera mais ou menos competitividade. Sendo assim pode ser necessário estar pronto para investir um pouco mais de dinheiro ou tempo se o seu nicho for muito competitivo.


🟢 Seu perfil de negócio: entenda que, de que forma geral, o retorno é proporcional ao investimento feito e seja realista ao avaliar se você tem como atender estes clientes que virão, principalmente a partir de tráfego pago.


🟢 Se você não tem muita verba para investir, aceite que o resultado virá, mas pode demorar um pouco mais.


🟢 Não desperdice seu dinheiro: Tome cuidado ao fazer campanhas de anúncios por conta própria se você não conhece muito bem as plataformas para gerenciamento de anúncios.



Pois bem, já notou que até agora eu não respondi diretamente a pergunta do título deste post? Isso porque eu espero que ao passar por todas essas questões você perceba que é preciso refletir sobre diversos pontos para só então compreender o que pode estar acontecendo.


Além disso, eu quero concluir te dando três dicas para somar aos questionamentos feitos até agora, e essas dicas certamente vão te ajudar a solucionar suas dúvidas sobre desempenho.


01) PLANEJAMENTO é a chave de tudo.

Enquanto sua empresa não perceber que é necessário planejar (mesmo que seja mês a mês) você vai continuar sofrendo com os mesmos problemas de sempre, isso porque vai faltar uma visão global de como suas estratégias se relacionam e o que funciona ou não para seu negócio.


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Saiba mais sobre planejamento no nosso post

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02) Fuja do mercado tendencioso:

Em uma das perguntas eu te contei que sua marca não precisa sair correndo pra se inscrever na rede social do momento, então tome isso como uma dica valiosa e avalie bem onde você está investindo esforços digitais!


03) Pare de copiar seus concorrentes:

Talvez esse seja o ponto que mais faz as empresas fracassarem dentro do digital. Essa ânsia por querer estar sempre copiando o que o concorrente faz é um problema sério e eu te conto mais sobre como isso pode ou não pode ser usado no vídeo abaixo.



Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

@blumahub | @regidani


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