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  • Vanessa Siviero

Marketing X Marketing Digital: entenda as principais diferenças.



O marketing digital já é uma tendência mundial há algum tempo, mas a pandemia do COVID-19 potencializou e acelerou ainda mais o processo de uso de canais digitais pelas empresas. Negócios que focavam seus esforços quase que inteiramente no offline ou atendimento presencial, tiveram que se reinventar rapidamente e passaram a olhar as mídias sociais e as ferramentas de comunicação digital como uma grande alavanca para as suas vendas.


Mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem diferenciar o marketing tradicional do digital e ficam em dúvida sobre qual a melhor estratégia adotar para a sua empresa.


Uma coisa que é importante ficar clara desde o começo é que Marketing Digital não existe, o que existe é marketing que utiliza canais digitais como ferramentas para execução de estratégias. Nós costumamos reforçar este conceito sempre que possível pois muitas pessoas pensam que marketing e marketing digital são coisas diferentes quando não são.


Pra você compreender melhor pense da seguinte maneira: sua empresa precisa atingir muitas pessoas para tornar sua marca conhecida focando em atingir o maior número de pessoas possível, entendendo qual o melhor canal e a melhor estratégia para alcançar as metas de venda esperadas pela empresa.:


Nas técnicas offline de marketing você pode escolher o uso de veículos como TV, rádio, jornal, materiais impressos, ações em PDV (ponto de venda), merchandising, telemarketing, etc.


Enquanto no digital podemos usar as redes sociais, os sites, canais de comunicação instantânea (Whatsapp, Telegram, etc), blogs, e-mail marketing, newsletter, sites de busca (Google, Bing, Yahoo, etc), automação de marketing, streaming, entre outros.


Lembre-se que de maneira geral utilizar canais offline e online somam esforços na conquista dos resultados esperados pela empresa.


Aproveitando esta percepção de que canais on e off podem trabalhar em conjunto, queremos destacar que uma tendência cada vez maior é criar estratégias de marketing utilizando várias mídias, em vários formatos, para prender a atenção do público.


Veja, por exemplo, a TV tradicional. Cada vez mais os programas ultrapassam o limite da mídia tradicional e cruzam os caminhos do digital. Quem não lembra quando a Globo criou perfis no instagram de personagens queridos das novelas? A mesma Globo vê a sua audiência dar pulos quando o BBB, a “febre” televisiva do momento, é comentado e compartilhando incessantemente nas mídias sociais.


Então, o que a gente pode concluir nisso tudo é que as empresas precisam definir claramente seus objetivos e delimitar o público (não existe essa coisa de que todo mundo pode ser seu cliente ok?). A partir dessas duas definições vai poder desenhar as estratégias e chegar até o público a partir dos canais em que sua audiência está. Nestes canais você vai criar campanhas, conteúdos e informações que circulem nesses meios, sejam offline, sejam online.


Depois que você sabe o que quer e por onde sua mensagem vai ser enviada ao seu consumidor, o próximo passo é focar na criatividade, estratégia, bons conteúdos e interação que geram aquilo que todas as marcas mais almejam: relevância e engajamento.


Gostou desse conteúdo? Fique ligado aqui no blog da Bluma que em breve tem mais.


Até a próxima!


Conteúdo criado em conjunto por

Vanessa Siviero | @valsivi

Regi Santos | @regidani


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