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7 dicas para criar e-Books que atraem leads!

Foto do escritor: Bluma HubBluma Hub

Atualizado: 28 de nov. de 2023


Os livros digitais são ser uma excelente estratégia para quem quer atrair leads e impulsionar o seu negócio.

Quem nunca se deparou, navegando pela internet, com algum conteúdo super interessante disponível no formato de ebook? Se o material chamou a sua atenção, imagino que você se dispôs a deixar seus dados (nome, e-mail, WhatsApp, etc.) para poder acessar e ler o material completo, certo?


E ao deixar os seus dados, você passa a ser um lead de uma determinada marca, podendo receber outras comunicações, promoções e, quem sabe, até virar cliente.


Então, sabendo da importância dos ebooks para as estratégias de captação de novos leads, escrevemos esse conteúdo para aprofundar o tema e te mostrar como você pode transformar conhecimento em oportunidade de negócios.


Definição: O que é um eBook?


Segundo definição da RD Station:

“O eBook é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São materiais mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto. No Marketing Digital, podem ser usados como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.”

Estratégia: identifique o propósito do seu ebook


Se você definiu que vai aplicar a estratégia de criação de eBooks na sua captação de leads é importante saber onde quer chegar através desse material, para que o esforço realmente valha a pena.


Então confira essas dicas para o planejamento de criação do seu material rico:


Identifique os objetivos do seu projeto: quem é o seu público-alvo? Quais as “dores” das pessoas que o ebook se dispõe a esclarecer e resolver? Como a sua marca pode se fortalecer através da criação desse material? Quais os resultados que você pretende alcançar? Tudo isso precisa estar claro desde o começo do seu projeto.


Defina a equipe que vai atuar no projeto: para criar um material de qualidade você vai precisar de um redator, um designer, alguém responsável pela divulgação do material e uma estratégia de anúncios e posts. Então é importante saber qual a responsável por cada etapa do projeto. Caso todas as etapas sejam executadas por uma única pessoa, é importante listar o que deve ser feito em casa fase.


Defina métricas e avalie os resultados: se você quer criar um conteúdo para captar leads, é importante definir como você vai medir se esse esforço valeu a pena. Se por exemplo a sua meta é atrair X leads, precisa acompanhar para compreender como chegou ao resultado. E se não chegou, quais as melhorias que podem ser feitas para isso.


Então, agora que já falamos sobre estratégia, é hora de conferir…


7 dicas para criar e-Books que atraem leads


1 - Foque em conteúdos relevantes: sim, parece óbvio, mas o conteúdo precisa ser interessante e útil para o público ao qual se destina. Evite conteúdos muito cheios de propaganda da empresa. Ninguém gosta de uma marca que só fala de si própria.


✋ Cuidado com o excesso de informação: Estamos cada vez mais “soterrados” por informação. Então avalie bem para que o seu conteúdo tenha valor.


2 - Busque um redator profissional: se na sua empresa você não tem um especialista em criação de conteúdo, é importante investir em alguém experiente, que possa criar um material bem escrito e atraente para os seus leitores.


3 - Crie um ebook alinhado à imagem da sua marca: o seu eBook precisa ter um layout que siga à sua identidade visual, uma escrita adequada ao seu tom de voz e uma divulgação nos pontos de contato que a sua empresa já possui. Isso vai mostrar que ele é uma extensão da sua marca e não algo desconectado da sua empresa.



 

DICA DE LEITURA:


 


4 - Pense em um título atraente: o título do seu eBook é a primeira coisa que vai ser vista pelo leitor. Então você precisa certificar-se que ele seja claro, objetivo e super atrativo. Um bom título pode ser o fator-chave que vai influenciar na captação (ou não) do lead.


5 - Invista em uma boa diagramação: o design gráfico também é essencial para oferecer ao seu público um material de qualidade. Você pode buscar imagens de bancos gratuitos e aproveitar os infográficos para valorizar suas ideias e deixar seu ebook mais atrativo e de fácil compreensão.


6 - Crie uma landing page (LP) para divulgação: depois do ebook pronto, você deve “ofertá-lo” ao público, para que consiga captar leads. Uma página de destino é o meio ideal para incentivar as pessoas a deixarem os seus dados em troca do material que você criou. Lembre-se de manter o visual e o conteúdo alinhados ao projeto já desenvolvido e criar uma call to action (chamada para ação) direta e clara para quem acessar a LP. Inclua um formulário de inscrição na página para coletar informações dos leitores e direcioná-los para o download do material.

 

DICA DE LEITURA:


 

7 - Invista em uma estratégia de comunicação: você já tem o ebook e a LP prontos? Então é hora de criar posts nas redes sociais, enviar um e-mail marketing, criar anúncios atrativos para o seu ebook. Enfim, aproveite ao máximo seu material para valorizar a sua marca e atrair mais leads.


Dica extra: para que o seu conteúdo seja melhor encontrado nos motores de busque, também vale algumas ações importantes:

✔ Faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais termos seus potenciais clientes estão pesquisando para incluí-los em seu conteúdo.

✔ Use uma linguagem clara, concisa e direta.

✔ Considere o uso de publicidade paga para aumentar o alcance do seu material.


Check-list para criar um eBook matador!


📚 Faça uma lista de conteúdos e valide as melhores ideias.


📚 Defina o que será feito e as principais fontes de pesquisa.


📚 Determine como e quem vai fazer o material.


📚 Escreva o texto em um editor como Word ou Google Docs e revise bem.


📚 Crie um título que chame a atenção imediatamente do leitor. Use técnicas de copywriting para criar um título atraente.


📚 Crie ou busque um template em PDF e PowerPoint.


📚 Faça a diagramação de todo o conteúdo, incluindo imagens e salve em PDF.


📚 Crie os materiais de divulgação através para redes sociais e email marketing.


📚 Use uma ferramenta de Marketing Digital para desenvolver uma Landing Page.


📚 Divulgue a Landing Page e comece a gerar leads.


Como você pode ver, um ebook não é um material simples de ser desenvolvido. Mas com uma boa estratégia, conteúdo, design e divulgação, pode ser ser uma fonte incrível para os seus resultados.


⭐DICA DE OURO: você não precisa fazer tudo isso sozinho!


Na Bluma somos especializadas em desenvolver materiais ricos, desde o conteúdo, passando pelo design, até a estratégia de divulgação, com a criação de Landing Pages. Chama a gente e vamos marcar um bate-papo para podermos avaliar o seu projeto e pensar numa proposta interessante.




Espero seu contato.


Um abraço, e até breve \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br



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