top of page
278400-P5TWCU-337_edit.jpg
  • Foto do escritorBluma Hub

O Home Office veio para ficar: 4 dificuldades e 3 dicas para a rotina do trabalho remoto

Atualizado: 29 de nov. de 2023



A Pandemia do novo Coronavírus acelerou um processo que já vinha sendo tendência em muitas empresas, que é o Home Office/Trabalho Remoto. Enquanto grande parte das organizações já estavam se preparando para a mudança, que traz vantagens de custo, economia de tempo e bem-estar para suas equipes, outras foram pegas de surpresa pela nova realidade que surgiu e para a qual tiveram que se transformar “na marra”.


Então, esse texto é para aqueles que estão encontrando dificuldades no Home Office.


Sim, nem todo mundo precisa se adaptar a ele e está tudo bem! Isso faz parte. Mas, você pode sim melhorar a sua experiência e extrair o melhor dela. Vamos nessa?


-----------

4 problemas que você pode encontrar no Home Office e algumas formas de contorná-los:


1 – FALTA DE ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA NA EQUIPE:


Não basta você se organizar e estar pronto(a) para o trabalho remoto. A sua empresa e, principalmente, a sua liderança, precisa estar preparada para isso. Organizar pautas, não atrasar assuntos e ter um fluxo de trabalho saudável para todos é papel de um bom líder.


Que tal conversar e buscar alinhar as expectativas? Uma boa conversa (virtual, é claro), pode ser a solução para uma qualidade de trabalho melhor nesse período.



2 – A FAMOSA “PAPELADA” FÍSICA :

Sim, algumas empresas ainda trabalham com o papel, em função de processos e até mesmo como necessidade. E é difícil de repente abandonar a “papelada”. Mas que tal tentar propor na sua empresa um novo sistema de digitalização de materiais? Com documentos e materiais digitais todos poderão acessar quando precisarem e onde estiverem.



3 – NÃO CONSIGO ME ORGANIZAR, E AGORA?


O trabalho remoto exige muita disciplina e organização. Você precisa ter horários, cuidar da sua vida pessoal e não se sobrecarregar. E nem todo mundo consegue fazer isso. Tente evitar a dispersão em momentos de trabalho e crie um ambiente propício para o home office.




4 – CONCILIAR A VIDA DOMÉSTICA COM O TRABALHO REMOTO:


Essa talvez seja uma das maiores dificuldades que muitas pessoas estão enfrentando, especialmente as mulheres. Cuidar da casa, da educação dos filhos e ainda manter a produtividade não é tarefa fácil. Não espere ter o mesmo rendimento que você teria se estivesse presencialmente na sua empresa. Aqui vale uma conversa bem aberta e sincera com a sua liderança. Empatia nesse momento é fundamental na vida de todos!


Agora que já falamos sobre algumas das dificuldades do Home Office, vamos falar sobre algumas ferramentas e soluções que podem lhe ajudar nessa mudança?

1 – A NUVEM:

Sim, nunca as plataformas e drives foram tão necessárias. Muitas empresas já estão migrando para o uso da nuvem. E se você trabalho sozinho ou tem o seu próprio negócio, pode implementar o uso de drives. O Google, Microsoft, Apple, Dropbox...enfim, são inúmeras as plataformas e muitas oferecerem a possibilidade de ir comprando armazenamento conforme a sua necessidade.


2 – PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL:

Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Whereby e o próprio Whatsapp estão sendo utilizados para reuniões e encontros online. Se a sua empresa ainda não implantou uma delas, que tal pesquisar e propor a utilização? Vai facilitar muito o contato entre a equipe.


3 – UTILIZE FERRAMENTAS ONLINE PARA ORGANIZAR SUA ROTINA:


Evernote, Any.do, Asana, Pocker ou até mesmo a agenda do Google. Elas podem te ajudar a organizar suas pautas do dia, e muitas delas ainda oferecem a possibilidade de compartilhar e distribuir tarefas de maneira gratuita ou freemium.


Esperamos que você curta as nossas dicas e queremos saber se você está se adaptando ao Home Office e como. Conta para a gente nos comentários!


Um abraço, e até breve \o/


Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page