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Google Meu Negócio: Aumente sua presença digital!

Utilize os recursos disponíveis de maneira apropriada para aumentar a relevância e encontrabilidade do seu negócio.

Não é novidade que ter um bom posicionamento dentro do ambiente digital é imprescindível para o crescimento das empresas, mas como fazer isso de forma consistente? A presença digital pode ser a chave para aumentar os seus resultados.


O primeiro passo é compreender como você pode melhorar a sua comunicação online oferecendo conveniência para seu público e fornecendo informações que facilitem a vida do consumidor, por isso nesse post eu resolvi falar de uma ferramenta muito importante e gratuita que transformar a comunicação da sua empresa, O Google Meu Negócio!


Entender mais sobre o funcionamento da ferramenta Google meu Negócio vai fazer diferença na hora de criar um posicionamento digital consolidado para a construção de uma estratégia completa.



O que é o Google Meu Negócio e qual importância dele para minha empresa?

O Google Meu Negócio (GMN) é uma plataforma que serve para criar perfis/fichas de negócios locais. Essas fichas permitem que você inclua informações relevantes como: histórico da empresa, produtos e serviços disponíveis, contatos, endereço, horário de atendimento entre outras informações que vão melhorar sua comunicação online e trazer conveniência para as pessoas, e o melhor de tudo: É grátis! Isso mesmo, o cadastro é completamente gratuito.


Porquê criar meu perfil no Google meu negócio (GMN)?

O GMN permite que empresas apareçam de maneira orgânica (gratuita) no momento que os usuários estão pesquisando pelo segmento de atuação, estar presente nos resultados de pesquisa garante visibilidade e competitividade.


Sem um perfil na plataforma as empresas não aparecem no Google Maps e ainda correm o risco de aparecer no painel de conhecimento com informações incorretas ou incompletas. Além de manter os dados sempre atualizados e corretos, o google meu negócio ainda permite que os usuários deixem comentários e avaliações no perfil, criando prova social e gerando confiabilidade.


Outro ponto importante na utilização da ferramenta é que a plataforma oferece informações que ajudam na tomada de decisão, incluindo:

  • Número de visualizações do perfil.

  • Que tipo de pesquisa as pessoas fazem para encontrar seu negócio.

  • Perfil de público (idade, localização, gênero).

  • Número de cliques para seu site ou telefone a partir da sua página.

  • Consultas de direção para localização do seu negócio.


Onde vão aparecer as informações da minha empresa?

A partir do momento que o seu perfil no GMN estiver disponível, as informações da sua empresa podem aparecer em alguns locais diferentes. Confira abaixo cada um deles: 👇


Google Maps

No Google maps vão aparecer suas informações quando um usuário fizer uma busca de localização a partir do maps ou quando procurar por negócios locais, estes resultados aparecem tanto no celular quanto no computador



Pacote local

O pacote local são os resultados que aparecem abaixo ou ao lado do mapa quando um usuário faz uma busca geolocalizada.



Painel de conhecimento do Google (Knowledge panel)

O painel de conhecimento é uma caixa que aparece na parte superior das páginas de resultados de busca e é chamado dessa forma porque exibe resultados com informações úteis e essenciais como endereço, telefone, horário de atendimento e etc.



Como configurar meu perfil na plataforma?

O cadastro no Google meu negócio é gratuito e permite acesso completo à ferramenta sem nenhum tipo de contratação ou pagamento e fazer a configuração de um perfil é muito simples, basta seguir os passos abaixo:


1) É ideal possuir uma conta de gmail para a empresa para poder administrar todas as ferramentas que o google oferece por um mesmo login.


2) Acesse a página de criação da ferramenta, faça o login com o gmail ou conta google e pesquise pelo nome da sua empresa ou clínica. Nesta página é possível conferir os cadastros que já existem e também incluir um novo cadastro na ferramenta, este será seu perfil.


https://business.google.com/create



3) Após clicar em incluir empresa é necessário preencher os dados conforme forem solicitados na tela. As informações necessárias serão:

  • Nome de negócio.

  • Categoria de atuação.

  • Inclusão de localização para quem possui um endereço físico de atendimento.

  • Regiões de atendimento.

  • Informações de contato (telefone, site, e-mail, etc)

  • Horário de atendimento.


4) Ao fim deste preenchimento, para que o perfil fique ativo nos resultados de pesquisa, será necessário verificar o perfil. Esta verificação poderá ser feita conforme as opções que aparecerem na sua tela. Normalmente é possível fazer por ligação ou recebimento de um código por carta.


E se já existir um perfil com o nome da minha empresa?

É possível que na hora de criar um perfil no GMN ele já apareça como cadastrado no Google Maps. Nestes casos é possível reivindicar a página e complementar as informações que já existem para que ela fique mais completa.


PRIMEIRO: Acesse o google maps, pesquise pelo nome do negócio, clique no perfil correspondente.


SEGUNDO: Clique na opção "reivindicar negócio" e preencha os dados necessários para receber a carta de verificação do perfil.


Como manter um bom perfil na plataforma?

Após fazer o cadastro e verificar o perfil da empresa é necessário acompanhar

a página e mantê-la sempre atualizada, isso vai contribuir para que o perfil seja exibido mais vezes e em melhores posições. Ao acessar a plataforma para atualizar e verificar o perfil é possível ver a página abaixo.




Na coluna da esquerda você vê o painel de navegação que utilizamos para manter o perfil do GMN atualizado e monitorado. Confira abaixo as informações relevantes para a navegação e manutenção do perfil.


Postagens: As postagens são uma boa forma de otimizar o perfil e criar relevância. Ao criar uma postagem é possível incluir texto, imagem ou vídeo e este conteúdo aparece no painel de conhecimento quando um usuário faz uma pesquisa. O ideal é ter postagens estratégicas e relacionadas ao formato de atendimento, tipos de serviço, facilidades e condições de pagamento, entre outros temas que priorizem sempre informações úteis para o público.


Informações: Neste menu é possível ajustar todos os elementos comerciais importantes como: Nome do negócio, área de cobertura, horários de funcionamento e horários especiais de atendimento em feriados, site, telefone, tipos de serviços ofertados, inclusão de fotos da empresa.

Preencha o maior número de informações possíveis dentro do perfil e crie um texto consistente na descrição do perfil.


Insights: Nesta aba é possível verificar métricas relevantes e entender como as pessoas pesquisam pela sua empresa, entender onde sua empresa mais aparece se é no google ou no google maps, saber se os usuários estão clicando no seu telefone ou site para entrar em contato, entre outras métricas.


Avaliações: Aqui é possível verificar as avaliações que o perfil possui e responder aos usuários. Uma pesquisa feita pela BrightLocal aponta que perfis com avaliações de 5 estrelas tem 25% mais cliques que outros perfis, então mantenha essa aba sempre atualizada respondendo as dúvidas ou se oferecendo para resolver problemas que as pessoas possam ter com sua marca. Recomendamos também que você solicite avaliações aos clientes mais próximos do seu negócio para melhorar o seu resultado de posicionamento nas buscas.


Mensagens: Ative a ferramenta de recebimento e mensagens diretamente pelo google meu negócio. Nesta ferramenta os usuários podem solicitar informações ou cotações com mais rapidez. Caso esta aba esteja ativa é importante manter ela sempre monitorada e responder com prontidão.


Fotos: Inclua fotos do ambiente de trabalho, fachada da empresa, equipe, logotipo e outros materiais visuais que podem contribuir com seu perfil.


Produtos ou Serviços: Estas abas permitem o cadastro de produtos ou serviços com nome, descrição, preço e outros dados.


Site: Caso sua marca ainda não possua um site, é possível criar uma página simples por dentro do Google Meu Negócio. A ferramenta não oferece opções muito avançadas, mas pode aumentar o potencial de uma empresa ser encontrada nos resultados gratuitos.


Outros recursos: Além destes menus apresentados acima, ainda existem outros mecanismos na ferramenta que ajudam na organização do perfil como por exemplo a possibilidade de incluir usuários para ajudar na administração e acompanhamento do perfil.


Os clientes clicam mais em perfis completos e atualizados com frequência, porque isso mostra mais credibilidade sobre o seu negócio - Christiane Silva Pinto, Gerente de Marketing no Google Brasil | Fonte: Thinkwhitgoogle

Mantenha estes tópicos ajustados e oportunize que sua marca apareça melhor posicionada nos resultados gratuitos e assim gerar ainda mais negócios!



Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

@blumahub | @regidani


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