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  • Foto do escritorBluma Hub

Case Estratégias Digitais: Mel Pacheco fotografia

Atualizado: 29 de nov. de 2023

Hoje vamos falar sobre o case da fotógrafa Mel Pacheco, para quem realizamos um projeto de planejamento estratégico digital completo. Vamos conhecer?


1 - Contextualizando o case e o problema apresentado


O propósito da marca, mais do que apenas fotografar, é empoderar mulheres e fazer com que elas se sintam bem.


Com a crise da pandemia de 2020, a Mel (que também prepara coreografias para eventos) decidiu recorrer à fotografia, um recurso já conhecido e utilizado como fonte de renda.


As maiores dificuldades estavam relacionadas a: posicionamento digital e definição de estratégias para adquirir novos clientes, mas também percebemos alguns pontos sobre produto que poderiam ser aperfeiçoados fazendo com que a Mel se posicionasse num lugar ainda não ocupado por outros fotógrafos da região.


Como solução para estes apontamentos oferecemos o serviço de planejamento estrtégico digital para que a marca de fotografia pudesse crescer e se desenvolver.


2 - Quais os desafios apresentados?

2.1 - Encontrar uma maneira de se posicionar dentro da perspectiva de atendimento em ensaios fotográficos para mulheres, focados em Ensaio Casual, Sensual e Lifestyle.


2.2 - Avaliar e copreender os principais concorrentes e referências positivas no universo da fotografia feminina.


2.3 - Auxiliar no objetivo de aumento de ticket médio além de realizar o agendamento de pelo menos 4 ensaios por mês.


2.4 - Criar conteúdos, design e estratégias alinhados aos objetivos da empresa, entregando uma comunicação digital que esteja adequada à personalidade e ao trabalho da Mel Pacheco.



3. Como realizamos cada uma das etapas do trabalho?


3.1 – Análise de concorrentes: avaliamos o que os concorrentes indicados estão fazendo em seus canais e pontos de contato, considerando pontos positivos, pontos negativos e neutros. Ao final, apresentamos informações que ajudaram a compreender o que e como eles influenciam o mercado de atuação e tudo o que eles não estão fazendo para atender este mercado.



3.2 – Análise de inspirações: analisamos as marcas listadas como inspirações, olhamos para estratégias, perfis e conteúdos. Da mesma maneira que avaliamos concorrentes, as inspirações nos ajudaram a compreender o que é possível fazer a partir do que essas marcas fazem.


3.3 – Pontos de contato: Os pontos de contato da marca são os canais de comunicação e a ferramenta de conversa com seu público. Percebemos como otimizar todos os pontos já ativados e também recomendamos a abertura de um novo ponto de contato para que as pessoas percebam a presença digital e confiem na entrega da marca além de possibilitar o alcance de novos clientes.



3.4 – Conteúdo: Após a identificação adequada dos pontos de contato, apresentamos inspirações de conteúdo para a marca e indicamos sobre como a explorar sua linguagem, tom de voz, e outros artifícios dentro dos canais indicados. Criamos sugestões de categorias de conteúdos para cada um dos canais, indicando também qual a frequência de postagens. Além de prepara e sugerir respostas padronizadas para o SAC da empresa.



3.5 – Calendário de Datas Comerciais: as datas comerciais foram divididas em três categorias: relacionamento, ações comerciais e de Causas que sua marca defende. Oferecemos todas as informações sobre cada uma destas categorias, e também sugestões de ações completas para fazer em cada uma destas datas.


IMPORTANTE: Para postagens de relacionamento nós sugerimos uma abordagem diferente do que o tradicional: “feliz dia….”. Apresentamos propostas como fotografias temáticas, textos que incentivam, abordam, explicam porque essas datas existem. Séries de posts que podem ser feitos de maneira alusiva podem ser muito legais e também sugerimos recursos de Stories para isto.


Também sugerimos que a marca a levante bandeiras importantes do universo feminino e diversidade, mas sempre reforçando a importância de realizar algo que seja genuíno, pois a marca precisa se identificar com a causa para que faça sentido.





3.6 – Design: Após todas essa análises nós criamos uma programação visual adequada à marca, para transmitir o posicionamento definido até aqui.


Desenvolvemos sugestões que a Mel pode usar para se comunicar visualmente de forma eficiente com o seu público, criamos uma paleta de cores que demonstrasse o estilo visual que ela já segue nas fotos. Também orientamos sobre o uso de fontes e organização de imagens para ter um feed harmônico.



3.7 – Ferramentas: Separamos ferramentas para desenvolver um novo produto, um novo serviço ou tiver dúvida sobre o valor que entrega com a sua marca.



3.8 – Sugestão de adequação de produto: para finalizar, sugerimos estratégias de pacotes de fotografias e valores além de criar uma planilha de custos que é utilizada pela cliente para entender quais os custos fixos e valor dos pacotes e lucro, mantendo o negócio sempre saudável.



4 - Resultados Finais


A partir dos desafios apresentados, a equipe da Bluma desenvolveu um planejamento digital completo para a fotógrafa Mel Pacheco.


Desde a apresentação e entrega do livro de planejamento, a Mel cresce diariamente nas redes sociais, captando novos clientes e inclusive fotografando campanhas publicitárias, eventos e muitos ensaios com foco no público feminino.


Seu negócio já apresenta mais de 250% de crescimento desde que ela passou a executar as estratégias propostas em planejamento e em dois anos, mais de 70 mulheres foram retratadas pelas suas lentes!


Se você quer conhecer esse trabalho de perto, clique aqui e confira.


Estamos super orgulhosas e seguimos torcendo e acompanhando o trabalho da Mel de perto.


E se você quer conversar com a gente e saber como podemos ajudar a sua marca a crescer no mundo digital, entre em contato conosco e vamos marcar um bate-papo. ;-)



Abraços e até breve,

Equipe Bluma

@blumahub | contato@blumahub.com.br

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