Muito se fala da importância de ter um site para estra presente nos resultados de busca do Google, mas constantemente eu percebo que as pessoas esquecem de falar sobre um tema bastante básico que é: como compreender se seu site é eficiente.
Embora todas as pessoas, que se interessam em construir uma presença digital, já tenham ouvido falar sobre o Google Analytics, nem todos compreendem a importância dessa ferramenta no dia a dia de um negócio. Então começaremos pelo básico!
O QUE É O GOOGLE ANALYTICS E PARA QUE SERVE?
O Google Analytics (GA) é uma ferramenta gratuita que deve ser conectada ao seu site e serve para coletar informações sobre a navegação e as interações dos usuários com suas páginas.
Imagine a seguinte situação: Você acabou de entrar em uma boutique e passou alguns minutos olhando as peças sem nenhum tipo de atendimento, após algum tempo um vendedor te aborda e passa a te acompanhar para auxiliar na sua busca. Durante esse acompanhamento o vendedor nota que você passa mais tempo olhando vestidos e saias e na sua próxima visita à loja ele te avisa que chegaram novos modelos. |
O GA funciona da mesma maneira, uma vez que ele está conectado ao seu site você terá informações sobre o que as pessoas passam mais tempo olhando, poderá compreender de onde esses usuários vieram e entender por qual página eles vão embora entre outras métricas. Legal né?
Ter um site sem um Analytics é como ter uma loja física sem um vendedor que dê atenção ao que o cliente busca. Pode até funcionar, mas perdemos informações preciosas que poderiam nos ajudar no processo de crescimento e da gestão do negócio.
O QUE É UMA MÉTRICA?
As métricas são medidas/números que mostram algum tipo de desempenho. Estes números vão representar dados específicos das ações que fazemos dentro do marketing digital, neste caso específico dentro do site.
De forma simplificada, uma métrica é tudo o que você pode contar como: número de visitas, downloads, preenchimentos de formulários, cliques, etc.
QUE MÉTRICAS EU OLHO NO MEU SITE?
A ferramenta oferece um número impressionante de informações coletadas para que você monte relatórios completos. Se sua empresa está começando a utilizar a ferramenta agora, minha recomendação é dar atenção aos pontos abaixo:
Sessão: número total de visitantes que o site recebeu em um determinado período.
Usuários: é o número total de visitantes que seu site recebeu no período analisado. Ao olhar o número de usuários também é possível encontrar a informação de visitantes únicos que é uma classificação utilizada para mostrar quantas pessoas diferentes visitaram suas páginas e isso é feito com base no IP do usuário.
Taxa de rejeição: Esse valor indica a porcentagem total de usuários que sairam do seu site por uma mesma página, por exemplo as pessoas acessaram a página de um determinado produto e depois fecharam a aba ou mudaram de site.
Tempo de permanência, tempo de navegação ou duração média da sessão: É o tempo que um usuário permaneceu em uma determinada página do site.
Páginas por visita: Mostra o número de páginas que o visitante acessou ao navegar pelo seu site.
Além destas informações você também encontra métricas de aquisição, idade, informações geográficas, entre outras que podem ser úteis para sua empresa.
Acesse CLICANDO AQUI o Glossario do Analytics.
COM QUE FREQUÊNCIA EU MONITORO MINHAS MÉTRICAS?
A frequência de monitoramento vai depender de dois fatores principais. Primeiro é o objetivo do seu site, por exemplo: se ele for um e-commerce você deve acompanhar os informações com mais frequência.
O segundo fator para ser considerado são os seus objetivos de marketing, se para atingir metas estipuladas no seu planejamento você depende muito do seu site então e interessante acompanhar os resultados pelo menos uma vez por semana, mas de forma geral as empresas costumam olhar o Analytics pelo menos uma vez por mês para compreender o comportamento dos visitantes.
COMO TER UMA CONTA NO GOOGLE ANALYTICS?
Faça login na sua conta do Gmail e depois acesso a página do Google Analytics.
Clique em Administrador.
Na coluna CONTA, selecione Criar nova conta no menu.
Clique em Site ou App para dispositivos móveis.
Em Configuração da sua conta, crie o Nome de conta inserindo um nome específico e descritivo.
Em Como configurar sua propriedade, insira o nome do site .
Insira o URL do website.
Selecione uma Categoria do setor.
Selecione o Fuso horário do relatório.
Na seção Configurações de compartilhamento de dados, selecione as configurações desejadas.
Clique em Receber ID de acompanhamento.
Prontinho, sua conta no Google Analytics estará criada.
Agora você deve estar se perguntando: Como eu conecto o Analytics com meu site?
Cada plataforma oferece a opção de conexão diferente, neste caso a minha recomendação é você entrar na central de ajuda (wordpress, wix, nuvemshop, loja integrada) e pesquisar pelo passo a passo recomendado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O GOOGLE ANALYTICS UNIVERSAL E O GA4?
A ferramenta do Google Analytics Universal nos ajuda a monitorar sites desde 2006 (isso mesmo!) e no ano de 2020 a empresa lançou uma nova versão com algumas diferenças e atualizações.
O que mudou?
A inteface está um pouco diferente com informações mais bem segmentadas.
Agora é possível analisar dados de app (para quem tem app) e do site em um mesmo local melhorando a compreensão da jornada do usuário.
O GA4 contabiliza os dados a partir de eventos, isso quer dizer que se uma mesma pessoa acessar seu site a partir do celular e depois a partir de um computador esse dado será computado como uma única visita.
Os relatórios são mais personalizáveis e dinâmicos.
É possivel obter dados fazendo pesquisas dentro da ferramenta com perguntas como: "conversões na semana passada" "visitas no dia 20 de setembro" etc
Acompanhe todas as atualizações no blog do Google Brasil
Agora não sabe qual delas escolher? Calma!
Se você está lendo este post antes de julho de 2023 a recomendação é que você configure as duas versões e utilize ambas até que o Universal Analytics esteja fora de circulação.
Aproveite os dados que estão disponíveis para sua empresa e se ainda não tem o Analytics conectado ao seu site, não perca mais tempo!!!
Um abraço, e até breve \o/
Regi Santos - Diretora de Performance
@blumahub | @regidani
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