5 Métricas importantes para o seu E-commerce
- Bluma Hub | Regi Santos
- 8 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2023

Ao criar uma loja virtual é importante que você já tenha em mente que o acompanhamento de métricas fará parte do seu dia-a-dia e que estas análises de resultados são super importantes na rotina da marca que decide vender online.
Quando falamos em resultados sabemos que a administração de uma loja virtual não é muito diferente da administração de uma loja física, por isso separamos 5 métricas que podem te ajudar na hora de entender se você está crescendo e atingindo seus objetivos.
Mas, antes de dizer o que você deve observar, lembre-se que métricas são as análises que indicam se sua performance vai bem ou mal e elas devem estar sempre intimamente relacionadas aos seus objetivos e por isso nesse post nós sugerimos 05 pontos para analisar no seu e-commerce: ROI, YOY, Tempo de vida do, Ticket médio e Taxa de conversão.
Vamos ver sobre cada uma delas?
✅ ROI: É uma sigla que vem do inglês e significa Retorno sobre o investimento. Você deve fazer o cálculo do valor investido em mídia e o que fechou de vendas a partir deste investimento, fique sempre atento para saber se o saldo é positivo!
Se você quer fazer o cálculo basta fazer a seguinte conta:
Receita gerada menos Custo dividido pelo custo o resultado você multiplica por 100.
Na prática seria:
Imagine que nós investimos em uma campanha o valor de R$10.000,00
e obtivemos de retorno em vendas o valor de R$100.000,00
(100.000 - 10.000) / 10.000 = 9
9 x 100 = 900% de retorno
✅ YOY: Também vinda de uma sigla em inglês essa métrica vai te apontar o seu crescimento anual, isso vai te ajudar a estipular metas reais e alcançáveis, além de te fazer entender se seu crescimento está sendo sustentável.
✅ LTV: TEMPO DE VIDA DO CONSUMIDOR ou CICLO DE VIDA DO CLIENTE: Você sabe por quanto tempo um usuário consome seus produtos?
Entender esse tempo de vida é necessário para poder criar ações em busca de novos usuários e compreender qual esforço você precisa fazer nesta busca.
O ciclo de vida é composto por cinco etapas que são: aquisição, ativação, manutenção, retenção e recuperação.
Cada uma destas etapas tem suas particularidades e deve ser acompanhada individualmente, além do acompanhamento da jornada completa.
Fazendo a observação de cada etapa você vai poder ter ações especiais em cada uma delas. E não esqueça que conhecer esse ciclo vai te fazer construir um relacionamento saudável entre a sua marca e o seu consumidor.
✅ TICKET MÉDIO: O Ticket médio é um indicador de venda que te faz enxergar qual é o seu valor médio de vendas.
Entender seu ticket é importante para a saúde do seu negócio e pode fazer toda a diferença na hora de planejar seu investimento em mídia e também pode te auxiliar na tomada de outras decisões importantes.
Você pode escolher saber o ticket médio de várias formas como: ticket médio de vendas, ticket médio por cliente, ticket médio por categoria de produto, etc.
Usando um exemplo de ticket médio das vendas no mês (geral): Para saber qual o ticket médio do seu negócio você deve dividir o valor total de vendas pelo número de produtos vendidos no mês
Você pode encontrar vários tutoriais na internet com as fórmulas adequadas para fazer esse cálculo.
✅ TAXA DE CONVERSÃO: Essa taxa é utilizada para medir resultados entre suas campanhas e as ações de valor que elas geram.
Entenda que uma conversão pode ser várias coisas, vai depender do seu objetivo. Pode ser uma visualização de página, uma venda no e-commerce, uma ligação para sua empresa, um orçamento por e-mail, entre outros.
Como aqui neste post estamos falando especificamente sobre lojas online então vamos focar na taxa de conversão considerando a compra no seu site.
Nesse caso você deve acompanhar um “caminho” dentro do seu site para entender sua conversão. Olhe o caminho de exemplo abaixo:
Número de visitantes 3.000
Número de visitantes que compram 50
Neste exemplo você deve dividir o número de compras pelo número de visitantes | 50/3000 = 0,16 x 100 ou seja 1,66%
As principais ferramentas de análise (como o google Analytics) apresentam estas métricas já pré-definidas.
Então não esqueça
Não há mais tempo para ter medo de olhar os relatórios e depois desse post você não tem mais desculpas para não acompanhar osobjetivos digitais.
Lembre-se que medir os resultados só vai acrescentar no seu negócio e te ajudar a tomar decisões mais eficientes.
É claro que algumas ações vão funcionar muito bem pra sua empresa, outras nem tanto, então faça testes e olhe os relatórios para entender melhor o que trouxe resultados...só assim você vai passar a usar os dados nas suas tomadas de decisão e acompanhar de perto o crescimento da sua empresa, entendendo cada vez mais sobre seu público, seu mercado e sabendo como chegar onde você quer!
Um abraço, e até breve \o/
Regi Santos - Fundadora
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