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05 Métricas importantes para o seu E-commerce




Que os resultados das suas campanhas precisam ser analisados, não é bem uma novidade...e esperamos que isso seja uma realidade na sua rotina principalmente se você acompanha nossos conteúdos aqui no blog, nas redes sociais ou no medium.


Quando falamos em resultado a administração de uma loja virtual não é muito diferente da administração de uma loja física, por isso resolvemos separar 05 métricas que podem te ajudar muito na hora de entender se você está crescendo e atingindo seus objetivos.

Mas, antes de dizer o que você deve observar, lembre-se que métricas são as análises que indicam se sua performance vai bem ou mal e elas devem estar sempre intimamente relacionadas aos seus objetivos.


Se você não sabe muito bem por onde começar esse acompanhamento nós sugerimos 05 pontos para analisar: ROI, YOY, Tempo de vida do, Ticket médio e Taxa de conversão.

Vamos ver sobre cada uma delas?

ROI: É uma sigla que vem do inglês e significa Retorno sobre o investimento. Você deve fazer o cálculo do valor investido em mídia e o que fechou de vendas a partir deste investimento, fique sempre atento para saber se o saldo é positivo!


Se você quer fazer o cálculo basta fazer a seguinte conta:

Receita gerada menos Custo dividido pelo custo o resultado você multiplica por 100.


Na prática seria:

Imagine que nós investimos em uma campanha o valor de R$10.000,00

e obtivemos de retorno em vendas o valor de R$100.000,00

(100.000 - 10.000) / 10.000 = 9

9 x 100 = 900% de retorno

✅ YOY: Também vinda de uma sigla em inglês essa métrica vai te apontar o seu crescimento anual, isso vai te ajudar a estipular metas reais e alcançáveis, além de te fazer entender se seu crescimento está sendo sustentável.



✅ TEMPO DE VIDA DO CONSUMIDOR ou CICLO DE VIDA DO CLIENTE: Você sabe por quanto tempo um usuário consome seus produtos?


Entender esse tempo de vida é necessário para poder criar ações em busca de novos usuários e compreender qual esforço você precisa fazer nesta busca.


O ciclo de vida é composto por cinco etapas que são: aquisição, ativação, manutenção, retenção e recuperação.


Cada uma destas etapas tem suas particularidades e deve ser acompanhada individualmente, além do acompanhamento da jornada completa.


Fazendo a observação de cada etapa você vai poder ter ações especiais em cada uma delas. E não esqueça que conhecer esse ciclo vai te fazer construir um relacionamento saudável entre a sua marca e o seu consumidor.

✅ TICKET MÉDIO: O Ticket médio é um indicador de venda que te faz enxergar qual é o seu valor médio de vendas.


Entender seu ticket é importante para a saúde do seu negócio e pode fazer toda a diferença na hora de planejar seu investimento em mídia e também pode te auxiliar na tomada de outras decisões importantes.


Você pode escolher saber o ticket médio de várias formas como: ticket médio de vendas, ticket médio por cliente, ticket médio por categoria de produto, etc.


Usando um exemplo de ticket médio das vendas no mês (geral): Para saber qual o ticket médio do seu negócio você deve dividir o valor total de vendas pelo número de produtos vendidos no mês


Você pode encontrar vários tutoriais na internet com as fórmulas adequadas para fazer esse cálculo.

✅ TAXA DE CONVERSÃO: Essa taxa é utilizada para medir resultados entre suas campanhas e as ações de valor que elas geram.


Mas, antes de tudo entenda que uma conversão pode ser várias coisas, vai depender do seu objetivo. Pode ser uma visualização de página, uma venda no e-commerce, uma ligação para sua empresa, um orçamento por e-mail, entre outros.


Como aqui neste post estamos falando especificamente sobre e-commerce então vamos focar na taxa de conversão considerando a compra no seu site.


Nesse caso você deve acompanhar um “caminho” dentro do seu site para entender sua conversão. Olhe o caminho de exemplo abaixo:


Número de visitantes 3.000

Número de visitantes que compram 50


Neste exemplo você deve dividir o número de compras pelo número de visitantes | 50/3000 = 0,16 x 100 ou seja 1,66%


As principais ferramentas de análise (como o google Analytics) apresentam estas métricas já pré-definidas.

Então não esqueça

Não há mais tempo para ter medo de olhar os relatórios!


Agora você não tem mais desculpas para não ter um controle sobre o alcance de seus objetivos digitais e lembre-se sempre que medir os resultados só vai acrescentar no seu negócio e te ajudar a tomar decisões mais eficientes.


É claro que algumas ações vão funcionar muito bem pra sua empresa, outras nem tanto, então faça testes e olhe os relatórios para entender o que foi bem e o que não foi tão bem...só assim você vai passar a usar os dados nas suas tomadas de decisão e acompanhar de perto o crescimento da sua empresa, entendendo cada vez mais sobre seu público, seu mercado e sobre como você vai chegar onde você quer!

Um abraço, e até breve \o/

Regi Santos - Fundadora

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